quinta-feira, 24 de junho de 2010

DICIONÁRIO DOS FAFENSES (2ª EDIÇÃO) APRESENTADO NO MERCADO BAR


A minha obra Dicionário dos Fafenses, em segunda edição revista e aumentada, vai ser apresentada esta sexta-feira (25 de Junho) à noite (21h30), no Mercado Bar, em Fafe.
A edição é do Núcleo de Artes e Letras de Fafe e integra-se nas comemorações do 20º aniversário dessa associação de artistas e homens de letras do concelho, fundada em 1990.
A obra vai ser apresentada pelo jovem investigador Daniel Bastos, vice-presidente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, prevendo-se ainda breves intervenções de Ribeiro Cardoso, presidente da Assembleia-geral, do escritor Carlos Afonso, membro da direcção e de outras personalidades.
Cerca de nove anos após a primeira edição (2001), é reeditado o Dicionário dos Fafenses, uma obra há muito esgotada e que ocupou o seu espaço meritório, no universo da bibliografia dedicada às gentes deste município.
A nova edição acrescenta mais cerca de quatro dezenas de nomes aos 240 personagens constantes da publicação inicial, o que significa o alargamento do leque dos notáveis locais. A mais antiga referência reporta-se ao genealogista e poeta António de Villas Boas e Sampaio, nascido em Fareja, em 1629 e a mais recente ao nanador Rui Ribeiro nascido em 1982.
Este é um livro dos homens e mulheres que, de uma forma ou outra, legaram ou estão a legar obra ao futuro, na sua terra ou fora dela, cada um na respectiva área de actividade.
A comunidade fafense tem sido alfobre de filhos ilustres que se distinguiram, ou salientam, pela sua acção nos mais diversos domínios da vida social, política, económica, desportiva, religiosa ou cultural. Desde membros de Governo, parlamentares, autarcas prestigiados, bispos, a cientistas, desportistas medalhados, jornalistas insígnes, empresários de diferentes sectores, muitas são as personalidades que se têm salientado no contexto não apenas local, como regional e até nacional.
A obra inclui, assim, os fafenses (naturais ou residentes há anos nesta terra que adoptaram como sua…) que se notabiliza(ra)m nos múltiplos campos de actividade, nele cabendo os políticos e os desportistas, os artistas e os homens de letras, os clérigos e os industriais e comerciantes, os jornalistas e os dirigentes associativos, para referir alguns exemplos, que se destacam na respectiva área.
Como afirmo na introdução, “esta foi a forma encontrada pelos artistas e homens de letras de Fafe, para homenagear esta terra, que há muito merecia, cremos que justamente, o tributo que perenizamos nas páginas que se seguem. Este livro – hino de amor a Fafe e às suas gentes – é de todos os fafenses! …”.

Sem comentários: