quarta-feira, 23 de junho de 2010

HÁ 20 ANOS SARAMAGO VEIO A FAFE

José Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, em Lanzarote (Espanha), aos 87 anos de idade. Era um escritor polémico, certamente, porque grande; um escritor difícil, porque muito à frente da legibilidade do quotidiano. Um escritor, de todo o mod, com lugar cativo ao lado dos maiores autores portugueses e universais, não sendo por acaso que é o único Nobel português de Literatura. Viajou por vários estilos literários, do conto ao diário, da crónica e do ensaio à poesia, do romance (em que foi maior, bastando lembrar obras como "Memorial do Convento”, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “Jangada de Pedra”, "Ensaio sobre a Cegueira", "Todos os nomes", "Ensaio sobre a Lucidez", "As Intermitências da Morte" ou “Caim”,para referir as mais relevamntes) ao teatro. Sendo óbvio que só se é bom quando morto, não deixa de ser verdade que Saramago é um escritor a salvo do esquecimento, como escreveu no JN do dia seguinte o jornalista e poeta José Carlos Vasconcelos.
Poucos já se lembrarão (ou saberão) que José Saramago, ainda antes de nobelizado, esteve em Fafe, na Casa Municipal de Cultura, a convite da autarquia. Foi em 3 de Maio de 1990, há 20 anos exectamente, numa sessão repleta de público, depois de ter estado (com a sua mais que tudo, Pilar) na Adega Popular, a degustar uma precioisa vitela e um verde da região.
O autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" veio a Fafe no âmbito de uma iniciativa de promoção dos autores portugueses, e que aqui trouxe ainda escritores de renome como Eugénio de Andrade, Manuel Alegre e Agustina Bessa Luís.
Fica assinalado tal facto para a história, bem como uma foto alusiva do amigo Francisco Oliveira Alves.
___________________________________________________________________

Sem comentários: