quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MONUMENTO VAI HOMENAGEAR EMIGRANTES E IMIGRANTES


O executivo fafense lançou há meses um concurso de ideias para a edificação de dois monumentos para enriquecer e embelezar outras tantas rotundas da nossa cidade.
Um deles é dedicado ao “Autarca e Poder Local”, irá ser erigido na rotunda da “Sacor” e é da autoria de Rogério Augusto Almeida Rebelo, natural de Fafe.
O segundo é dedicado ao tema “Migrante – Emigrante/Imigrante”, será implantado na rotunda da Auto-Estrada, frente aos dois centros comerciais que aí existem e é da autoria de Armindo Manuel Tavares Fernandes, um portuense há muitos anos radicado em Fafe.
Pretendemos, desta feita, compreender o significado do monumento gizado por Armindo Fernandes. É a explicação que se segue.
A escultura proposta pretende simbolizar o caminho traçado pelos portugueses, enquanto emigrantes, e pelos estrangeiros, enquanto imigrantes.
Na escultura, distinguem-se quatro elementos indissociáveis, que se complementam para demonstrar essa ideia de “migração”.
O primeiro, em cobre, reproduz a geografia de Portugal, enquanto ponto de partida (ao longo da sua história) e como destino (sobretudo nas duas últimas décadas). A cidade de Fafe, pela sua forte ligação ao “emigrante”, tem a sua localização geográfica assinalada por meio de uma aplicação de granito cinzento.
Para reforçar a ideia de ponto inicial e final de migrações surge o segundo elemento, que simboliza a viagem dos migrantes. Sendo Portugal o ponto de origem e fim das migrações, define-se essa característica através do vértice do elemento que “aponta” para o país, tendo como ponto focal a cidade de Fafe. O elemento acompanha as diversas migrações que ocorreram ao longo da História e “desdobra-se” em quatro braços que terminam no terceiro elemento da escultura, os continentes. Estes simbolizam o fim da viagem dos emigrantes, bem como os pontos de partida de muitos que escolherem Portugal como seu país de acolhimento. Este elemento será construído em aço inoxidável.
O quarto e último elemento representa, estilizadamente, o globo terrestre, através dos seus meridianos e paralelos. Pretende demonstrar de uma forma imediata a abrangência das migrações no mundo inteiro. Este elemento servirá também de suporte a “Portugal” e será também executado em aço inoxidável.
Resta acrescentar que, segundo o autor, o monumento terá 12.00m de largura, 21.00m de comprimento e 14.00 de altura.

2 comentários:

Luísa disse...

Fafe "decora" a sua sala de visitas com o bibelot da homenagem a quem parte e a quem vem...
É digno de nota, o facto de terem escolhido homens das artes ligados a Fafe.Parabéns a ambos pela criatividade expressa!
Beijinho terno, Dr. Coimbra!

ARTUR COIMBRA disse...

Obrigado, cara amiga, pelos seus comentários sempre atentos, ternos e oportunos.
Um beijo.