terça-feira, 31 de agosto de 2010

SERRAS DE FAFE




Texto: João Pedro Marques e Castro
Fotos: Manuel Meira Correia

Uma cidade não deve apenas ser atendida pelo seu centro, deve ser sempre tida em conta a beleza e magnificência das suas periferias. Tal como o ser humano não funciona sem os seus órgãos vitais, no entanto é complementado pelos restantes tecidos que comporta, Fafe tem nas suas serras um poiso seguro de cultura, valências, importância e significado.
Marcos importantes para os fafenses, aí se passaram e realizaram. Seja o grande rali de Portugal, que arrastava multidões e fazia sonhar as gentes, as várias festas populares nas várias aldeias desse emaranhado rochoso, onde cada palavra, cada terra, cada pedra do chão tem um significado presente, passado e futuro.
A Serra de Fafe leva em si algo de muito puro, em estado bruto, em forma natural. Gente que fez do suor do trabalho, da riqueza e força das suas convicções, o motor para abraçar a adversidade e torna-la oportunidade para singrar e poderem viver com dignidade e aspirarem a dar um digno futuro aos seus filhos. Que a história abarque sempre a força da cidade de Fafe, as nossas Serras sejam o portal de memória e a periferia que abarca e protege as fantásticas gentes da mais bela cidade minhota!

3 comentários:

Luísa disse...

Leu-se a alma de um fafense!
Viu-se a serra cantada, as gentes enaltecidas,a paisagem pintada com a paleta do afecto pela terra!
E na imagem mostrada, dança o vento ao som do movimento do ar,como quem beija a modernidade ao chegar!
Fafe?
É uma terra de bem!
Beijinho terno ao autor do texto, ao fotografo singular e ao dono da casa que nos convida a sentar, no sofá das letras, na mais bela sala de visitas do Minho!

Unknown disse...

Boa noite Dr. Coimbra,
A mais bela cidade Minhota aos olhos dos Fafenses e, eu Ribatejana de Gema mas a viver nesta bela Cidade já há muitos anos, partilho deste mesmo amor.
As Serras de Fafe têm uma beleza única e inspiradora!

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

ARTUR COIMBRA disse...

Muito grato, em nome do autor do texto e do fotógrafo, pelas palavras amigas contidas nos comentários da Luísa e da Ana Martins.
Na verdade, a idiossincrasia dos fafenses não se teceria sem a beleza extasiante das paisagens da Serra de Fafe.
Um beijo para ambas.