quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DA MÚSICA CELEBRA-SE EM FAFE


Para comemorar o Dia Mundial da Música, esta sexta-feira, 1 de Outubro, o município de Fafe convidou a Orquestra Juvenil da Banda de Revelhe e a Academia de Música José Atalaya.
O espectáculo realiza-se no Teatro-Cinema de Fafe, com início marcado para as 21h30 e representa a celebração da música por valores emergentes da cidade.
Na primeira parte, actua a Orquestra Juvenil da Banda de Revelhe, sob a direcção do maestro Paulo Pereira e interpreta temas como Valencia passo doble (Gaetano Vinci), Mars – "The Planets" (Gustav Holst), The Phantom Of The Opera Medley (Andrew Lloyd Webber), Hallelujah (Arr: Frank Bernaerts), One Moment in Time (John Higgins), Carmen Miranda – Medley (Arr: Valdemar Sequeira) e Ravanello – Marsch (W. Joseph).
Na segunda parte intervém a Orquestra de Sopros Academia de Música José Atalaya, com direcção de Orquestra de Cristina Cunha e direcção de Coro de Carla Lopes e interpreta Lord of the Dance (R. Hardiman /Arr. Frank Bernaerts), TinTin – “Prisoners of the Sun” (D. Brossé / arr. J. Meij), Pirates of the Caribbean (K. Badelt / arr. John Wasson), The Blues Factory (Jacob de Haan), Easy Street Rag (Michael Green) e Hino à Música (Coro e Orquestra), de Ramiro Lopes.
Orquestra Juvenil da Banda de Revelhe

A Escola de Música da Banda de Revelhe teve como seu mentor o Sr. Albertino Silva (Lucas). Foi criada com o intuito de proporcionar aos jovens uma formação musical; incutir o gosto pela música e a apetência para a aprendizagem da mesma; promover intercâmbios com outras instituições; promover actividades circum-escolares; contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural do concelho. Tem um corpo docente estável e qualificado, tendo como Director Pedagógico da Escola de Música o Prof. Paulo Pereira. Tirando partido dos alunos mais avançados, surgiu a Orquestra Juvenil, proporcionando assim aos jovens o contacto com outros músicos, desenvolvendo o trabalho de grupo bem como para mais tarde fazer parte dos quadros da Banda de Revelhe, tendo sido a sua estreia no dia 22 de Fevereiro de 2008 no Estúdio Fénix. É de salientar que este projecto só é possível porque o filho do mentor da Escola de música, José Albertino Silva, um conceituado empresário fafense, abraçou a ambição do pai, disponibilizando todos os meios necessários para o bom funcionamento da Escola.

Orquestra de Sopros da Academia de Música José Atalaya

Por seu turno, a Orquestra de Sopros da Academia de Música José Atalaya foi criada em 2004 sob a direcção do Professor Victor Matos.
Constituída maioritariamente por elementos ligados à Academia, este grupo tem sabido atrair para o seu seio jovens músicos de outras proveniências que muito têm contribuído para colmatar a falta de alguns instrumentos que a Academia só agora começou a leccionar - Trompete e Trombone - e outros que ainda não lecciona, como a Tuba ou a Percussão, curso muito procurado mas para o qual ainda não temos condições físicas.
Desde 2007 orientada pela professora Cristina Cunha, a Orquestra conta actualmente com cerca de 45 elementos e um repertório que lhe permite fazer concertos integrais, tendo sido bastante solicitada.
No ano lectivo 2008/2009, participou na iniciativa “1001 Músicos” que teve lugar no Centro Cultural de Belém.
Com muitas solicitações anuais, colabora, habitualmente, em iniciativas de carácter cultural e são vários os espaços onde tem actuado.

1 comentário:

Luísa disse...

Dr. Coimbra,

assisti.Bebi de cada nota musical soprada por aqueles jovens musicos!Embalei na pauta da dedicação desses meninos cuja seriedade com que levam a musica, eleva qualquer melodia.
Das músicas de Carmen Miranda às famosíssimas dos Abba, foi um espectáculo MARAVILHOSO!


Parabéns BANDA de REVELHE!
Parabéns Orquestra de Sopros da ACADEMIA de MÚSICA JOSÉ ATALAYA!
Vocês foram MARAVILHOSOS!