quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NÚCLEO DE ARTES E LETRAS DE FAFE PROMOVE CURSO LIVRE SOBRE A I REPÚBLICA




No âmbito das celebrações do Centenário da República e dos vinte anos da sua própria fundação, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe (NALF), em colaboração com o Município de Fafe, organiza o Curso Livre de História Local, sob o tema “O concelho de Fafe durante a Primeira República (1910-1926)” e que arranca no próximo dia 7 de Outubro.
O curso decorrerá semanalmente às quintas-feiras, até 18 de Novembro, das 18:30h às 20h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, sendo aberto a toda a comunidade. Terá um custo simbólico de 5€ para associados do NALF e 10 € para não associados.
Será passado um certificado de frequência, para o qual é exigida a presença em, pelo menos, cinco sessões. O número limite de inscrições será de 50 pessoas. O prazo de inscrições decorre até 30 de Setembro.
As inscrições podem ser efectuadas mediante o preenchimento de uma ficha apropriada e que pode ser remetida para a Casa Municipal de Cultura de Fafe, ao cuidado do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, entregue pessoalmente no mesmo local ou efectuada para o endereço electrónico
nalf@sapo.pt.
São responsáveis pelo curso os licenciados em História Artur Ferreira Coimbra (presidente do NALF), Daniel Davide Bastos (Vice-presidente) e Artur Magalhães Leite (associado do NALF).
Com este curso, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe pretende proporcionar ao público em geral um melhor conhecimento sobre um período histórico fundamental na afirmação e desenvolvimento do concelho de Fafe. Como afirma A.H. de Oliveira Marques, nunca «se poderá conhecer perfeitamente a história do país durante a I República, qualquer que seja o aspecto considerado, sem penetrar na problemática regional e local, observar a vida das freguesias, dos concelhos, dos distritos e das grandes regiões».
Nesse sentido, o curso, numa óptica local e pluridisciplinar, procura ser ainda um espaço de actualização e reflexão crítica sobre a realidade do concelho na I República.
Abordará, assim, temas como as raízes do republicanismo no concelho, a implantação do regime, a relação de Fafe com a I Guerra Mundial, a reacção monárquica em Fafe, os rostos da I República, a educação e o legado do regime implantado há cem anos.

PROGRAMA
1.º Módulo: Daniel Bastos: “As raízes do republicanismo em Fafe”
07 de Outubro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
2.º Módulo: Artur F. Coimbra: “A implantação da República em Fafe”
14 de Outubro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
3.º Módulo: Daniel Bastos: “Fafe e a I Guerra Mundial”
21 de Outubro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
4.º Módulo: Artur F. Coimbra: “ A reacção monárquica em Fafe”
28 de Outubro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
5.º Módulo: Daniel Bastos: “ Os rostos da I República em Fafe”
04 de Novembro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
6.º Módulo: Artur Leite: “ A Educação em Fafe durante a I República”
11 de Novembro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe
7.º Módulo: Artur F. Coimbra: “O legado da República no concelho de Fafe”
18 de Novembro (Quinta-Feira) / 18:30 – 20h00 - Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe

Sem comentários: