domingo, 10 de outubro de 2010

QUATRO DIAS DEPOIS, A REPÚBLICA CHEGOU A FAFE

Há cem anos atrás, as comunicações não tinham a rapidez de hoje em dia e os acontecimentos repercutiam pelo país a velocidades diferentes.
Tomemos o caso da proclamação da República. Ela foi declarada solenemente da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, pelas 11h00 do dia 5 de Outubro.
Porém, seria pelo telégrafo – como referem os historiadores – que a boa nova se transmitiria ao país, onde a proclamação ocorreu nos dias imediatos. No Porto, seria-o no dia 6 de Outubro, assim como em diversas outras cidades, o mesmo sucedendo nos dias imediatos, e até 16.
Em Fafe, a República seria proclamada na tarde de 9 de Outubro, um domingo, juntamente com mais uma dúzia de localidades.
Pelas três horas da tarde, a Comissão Municipal Republicana entrou no edifício dos Paços do Concelho (demolido poucos anos depois, que a gravura acima documenta), ao som da “Portuguesa”, tocada por uma banda de música. De imediato, o secretário da administração, Artur Teixeira da Silva e Castro, leu o auto de posse das novas autoridades, do seguinte teor:

Aos 9 d’outubro de 1910, e por ordem do Governo Provisório da Republica Portuguesa, compareceu n’estes Paços do Concelho, para assumir a gerência do município, o cidadão Snr. José Gabriel Peixoto de Magalhães e Meneses, com a seguinte comissão da sua presidência: Gervásio Domingues de Andrade, Miguel Augusto Alves Ferreira, Bernardino Monteiro, José Augusto Ferraz Costa, Vicente d’Oliveira e Castro, Dr. José Teixeira e Castro Guimarães e Dr. José Summavielle Soares.
Compareceu também o digno vice-presidente da Câmara destituída, Snr. Padre José da Silva e Castro, que conferiu a posse.
O cidadão Snr. José Gabriel Peixoto de Magalhães e Meneses e os restantes membros da Comissão da sua presidência declararam pela sua honra que farão por bem desempenhar as funções em que foram investidos.
Por proposta do presidente foi resolvido que a 1ª sessão se effectuasse na próxima 5ª feira, pela huma hora da tarde, para começar os trabalhos da gerência municipal.
Procedeu-se, seguidamente, á proclamação da Republica da varanda dos Paços do Concelho, e ao arvoramento da bandeira republicana.

A imprensa da época fala de uma transição pacífica do poder municipal, sendo que o monárquico Padre José da Silva e Castro afirmou que, “pessoalmente e com toda a sinceridade acatava do coração a nova forma do governo”. O futuro se encarregaria de demonstrar a sua falsidade.
Como a sala era pequena e havia imensos populares nas ruas da vila, o Dr. José Summavielle Soares assomou a uma das varandas dos Paços do Concelho e fez a proclamação da República, nos termos seguintes:

Cidadãos!
Em nome da Comissão que vem de ser investida na administração municipal, cabe-se a honra de proclamar a Republica neste concelho.
E, devo dizer-vos, proclamo-a profundamente comovido, porque vejo enfim realizada a aspiração mais ardente do meu coração de patriota.
Cidadãos:
Para derrubar a ominosa dynastia de Bragança e fazer triumphar a sagrada bandeira da Republica foi preciso verter-se, em combates verdadeiramente épicos, o sangue de muitos portuguezes.
Glorifiquemos esse sangue, abraçando, confiantes, as novas instituições republicanas e empenhando todo o noddo civismo na construcção d’uma Patria nova, dignificada e prospera.
Viva a Republica Portugueza!
Viva a Marinha de Guerra!
Viva o exercito!
Viva o grande, o nobre, o heroico povo de Lisboa!

As primeiras deliberações da República em Fafe

Oito dias depois, reunia a nova Câmara, recebendo os cumprimentos do último presidente da câmara monárquica, Miguel Gonçalves da Cunha e tomando duas importantes deliberações.
A primeira, teve a ver com a mudança da toponímia da então Vila, sendo aprovada por unanimidade uma proposta do Dr. José Summavielle Soares, no sentido da adopção das seguintes denominações:
Praça da República, para o largo de D. Carlos I (actual Praça 25 de Abril);
Avenida 5 de Outubro, para a Avenida José Luciano de Castro;
Rua Teófilo Braga, para a Rua do Príncipe Real (actual Praça 25 de Abril, sensivelmente entre a Escola Profissional e o começo da Rua Serpa Pinto);
Rua Cândido dos Reis, para a rua D. Maria Pia (actual Rua Major Miguel Ferreira);
Rua Miguel Bombarda, para a rua D. Luís I (actual Rua General Humberto Delgado);
Rua Machado dos Santos, para a Rua D. Pedro V (actual Rua João XXIII);
Rua Francisco Ferrer, para a Travessa D. Pedro V (actual Rua Afonso Costa).
Como se verifica, glorificavam-se a data heróica do 5 de Outubro e a República, através dos seus heróis (Teófilo Braga, velho republicano e sobretudo Machado dos Santos, o “herói da Rotunda”) e os seus mártires (o psiquiatra Miguel Bombarda, assassinado em 3 de Outubro, por um alienado, e o almirante Cândido dos Reis, que se suicidou no próprio dia 5 de Outubro, julgando perdida a revolução…).
Francisco Ferrer era um educador espanhol, fuzilado exactamente um ano antes pelas autoridades monárquicas do país vizinho…
Apenas a Avenida 5 de Outubro mantém a designação de há cem anos atrás, ainda assim vítima de uma alteração ocorrida durante o Estado Novo, quando se chamava Avenida General Carmona…
A segunda deliberação teve a ver com a distribuição dos pelouros dos eleitos:
Presidente, Dr. Gervásio Domingues de Andrade – Secretaria e Policia Municipal;
Vice-presidente, Dr. José Summavielle Soares – Obras e Higiene;
Vogal, Miguel Augusto Alves Ferreira – Águas, Cemitério e Jardim;
Vogal, José Gabriel Peixoto de Magalhães e Meneses – Instrução e Beneficência;
Vogal, José Augusto Ferraz Costa – Mercados, Limpeza e Iluminação;
Vogal, Vicente d’Oliveira e Castro – Matadouro, Açougues e Aferimentos;
Vogal, Bernardino Monteiro – Fazenda e Contabilidade.

Era o começo da “aventura republicana” em Fafe, que teria alguns contornos de interesse, que poderemos vir a contar, neste ano celebrativo do Centenário da sua gloriosa proclamação oficial!

4 comentários:

Luísa disse...

Obrigada pela "descentralização" da história da implantação da República!Apreciável no seu todo.
Beijinho republicano!

ARTUR COIMBRA disse...

Eu é que agradeço o interesse e a bondade da apreciação da amiga Luísa.
A história da I República em Fafe está ainda por fazer. Por estes dias, está a decorrer na Biblioteca Municipal de Fafe, às quintas-feiras, entre as 18h00 e as 19h30, um curso livre de história local, exactamente sobre a I República em Fafe (1910-1926). Começou na passada quinta-feira e decorre até 18 de Novembro, por iniciativa do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.
São orientadores dos sete módulos os historiadores locais Daniel Bastos, Artur Coimbra e Artur Leite, que partilham perante a meia centena de inscritos e interessados o seu saber e as suas investigações sobre este período.

Luísa disse...

Dr. Coimbra,
neste momento, cumpre-me a tarefa de assegurar afectivamente os fins de dia, a única parte do dia que reservo exclusivamente para a uma menina de 8 anos.Partilho a alegria das tarefas escolares, das extra-escolares e dos sucessos que vai somando.Por isso, nesta faixa etária, não abdico desse tempo a passar com ela.
Novas edições desta formação vocês irão promover e, nessa altura, poderei com vocês aprender.
Beijinho terno e atento a novas acções.

ARTUR COIMBRA disse...

Obrigado, Dra. Luísa:
compreendo as suas preocupações e felicito-a por esses cuidados de mãe.
Não faltarão ocasiões para saber mais sobre a nossa comum terra de acolhimento.
Um beijo amigo e, obviamente, fafense e republicano.