quinta-feira, 31 de março de 2011

Fernanda Aguiar em exposição retrospectiva de pintura no Clube Thyrsense


A artista fafense Fernanda Aguiar apresenta uma retrospectiva da sua belíssima pintura no Club Thyrsense, em Santo Tirso, entre os dias 2 e 16 de Abril. A inauguração ocorre na tarde de sábado (17h00).
Para o breve catálogo da exposição, tive a honra de assinar um sentido texto, que transcrevo:

FERNANDA AGUIAR: UM PERCURSO DE ENCANTO

A artista fafense Fernanda Aguiar é um caso singular de alguém que, embora desde a infância acalentasse a vocação pictórica, apenas começou a exercitar o seu enorme talento já após a merecida aposentação, quando as obrigações profissionais e as imposições familiares lhe deixaram disponibilidade e tempo livre para se dedicar, enfim, ao que longa e compreensivelmente adiara: as artes visuais, e em especial a pintura.
Quando, nessa situação, poderia ter optado, como muitos, por passar o tempo à mesa do café ou em passeios pelos jardins, a artista investiu na sua formação, frequentando ateliers e oficinas de mestres credenciados, no sentido de ir ao encontro, mais competentemente, da sua vocação inicial, que era a de exteriorizar toda a sensibilidade e força interior que a religa à arte, à Natureza, às pessoas, às coisas belas e simples da vida.
Começou, então, primeiramente mais titubeante, depois com a maior firmeza, a pintar, a experimentar, a reproduzir modelos e figuras. Mas, logo de seguida, a criar o seu próprio estilo, a sua marca, a sua singularidade, libertando-se das amarras que lhe haviam sido ensinadas. Seguiu o seu próprio caminho, e fez muito bem!
Como seu antigo e orgulhoso aluno, tenho acompanhado o percurso artístico de Fernanda Aguiar desde o início. Estou, assim, em condições de reiterar, como já escrevi com todo o gosto e com a maior justiça em outras ocasiões, que a artista é uma das pintoras que conheço que mais evoluiu nos pontos de vista técnico e artístico, impondo-se pela inovação e criatividade, assumindo hoje uma segurança pictórica e uma linguagem que a diferenciam e particularizam.
Uma retrospectiva da sua obra é o momento para relembrar o seu percurso de encanto, que espraia por diferentes temáticas, que vão do retrato ao que a artista gosta de chamar a “alma e a respiração da Natureza”, passando por todo o género de figuração, pela pluralidade de imagens e modelos e, não posso deixar de relevá-lo, por deslumbrantes exemplares de arte sacra, do melhor que já vi em mais de meio século de vida e que integram uma belíssima exposição própria.
Fernanda Aguiar é uma artista de corpo inteiro. E, sobretudo, com um coração do tamanho do universo!

Artur Coimbra
 

Sem comentários: