sexta-feira, 11 de março de 2011

SEGUNDAS JORNADAS LITERÁRIAS DE FAFE ENVOLVEM O CONCELHO, DE 14 A 21 DE MARÇO

Com o objectivo de promover a cultura e incentivar o gosto pela leitura entre a população em geral, mas sobretudo junto dos mais jovens, o Município de Fafe vai promover, conjuntamente com todas as escolas e agrupamentos de escolas do município, e outras entidades culturais, as Segundas Jornadas Literárias de Fafe, previstas para a semana de 14 a 21 de Março, sob o lema “Palavras com Liberdade.
Além do município, estão envolvidos na organização a Escola Secundária, os Agrupamentos de Escolas Prof. Carlos Teixeira, Montelongo, Arões, Silvares e Padre Joaquim Flores, a Escola Profissional e o Colégio da ACR Fornelos, bem como o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, o Cineclube de Fafe, a editora Labirinto e a Academia de Música José Atalaya.
Pretende-se concretizar uma festa da cultura e da literatura, materializada no encontro com escritores, no lançamento de obras literárias, na realização de recitais de poesia, na passagem de filmes sobre escritores, em diversos espectáculos de teatro para a população escolar, em espectáculos destinados ao público em geral, entre muitas outras actividades a levar a cabo em cada agrupamento e escola. As tradições e o património imaterial estarão bem presentes nesta segunda edição das Jornadas Literárias, o evento cultural que, segundo o Vereador da Cultura, Pompeu Martins, “será o mais participado que vamos ter durante o ano”.
Na verdade, os momentos altos serão os três espectáculos que marcam o evento: o de abertura, no Pavilhão Multiusos, logo na noite de segunda-feira, 14 de Março, com o título “Palavras com Liberdade”, que juntará centenas de jovens estudantes dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho, em números de dança, música e animação, sempre sob a égide dos escritores e das palavras literárias; o do dia 19 de Março, “Memórias de um Povo”, que avivará tradições, usos e costumes e levará ao Multiusos centenas de populares de todo o concelho; finalmente, o espectáculo de encerramento, no dia 21 de Março, sob o título “Ser Poeta é Ser Mais Alto”, no Teatro-Cinema, durante o qual serão entregues prémios literários, será declamada poesia e se assistirá à recriação de uma obra de Fernando Pessoa (Mensagem), pela Academia de Música José Atalaya.
O pontapé de saída das Jornadas acontece na segunda-feira, logo pelas 10h00 da manhã, com o hastear da bandeira em cada escola e com a arruada pela cidade, anunciando os dias festivos.
Depois, ao longo da semana, haverá um dia para cada escola, a que estará associado um patrono, em torno do qual girarão as actividades desse estabelecimento de ensino ou agrupamento de escolas: na segunda-feira, 14, o dia é da Escola Secundária, em torno de José Saramago e do Colégio de Fornelos, em torno de Pompeu Martins; na terça-feira, o Agrupamento de Escolas de Arões aborda Rosa Lobato de Faria; na quarta, o Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira desenvolve actividades em torno de Fernando Pessoa; na quinta-feira, os Agrupamentos de Escolas Montelongo e Silvares, repartem o dia, entre as escritoras Sophia de Mello Breyner Andresen e Alice Vieira, enquanto na sexta-feira, a Escola Profissional aborda Luís de Camões e o Agrupamento de Escolas Padre Joaquim Flores se concentra na memória do seu fundador.
Durante a semana, diversos espaços culturais da cidade, entre os quais o Teatro-Cinema, a Sala Manoel de Oliveira e a Biblioteca Municipal serão palco de actividades voltadas para os públicos escolares e o público em geral.
A sala principal vai ser palco, designadamente, dos espectáculos de teatro “Murder at the Manor” (dia 15), “Auto da Barca do Inferno” (16) e “Deixem o sexo em paz” (18), todos para o público escolar. Ainda a 18, à noite, realiza-se o espectáculo “As Palavras e o Tempo”, do Agrupamento de Arões.
Outros destaques: na terça-feira, dia 15, pelas 21h30, é exibido o documentário “José e Pilar”, enquanto na noite de quarta, dia 16, o escritor Moita Flores desloca-se à Biblioteca Municipal para falar da sua obra e em especial de Mataram o Sidónio!
Quanto a novos livros: na noite de quinta-feira, 17 de Março, é apresentada a obra A Ilusão do Breve, de António de Almeida Mattos, pela Professora Isabel Pires de Lima, enquanto na noite de sexta-feira, é apresentado o livro Antigo e Futuro, recolha de usos e costumes de Arões. Já na segunda, 21, pelas 18h00, acontece o lançamento da colectânea O Prisma das Muitas Cores, poemas de amor de poetas portugueses e brasileiros, na Biblioteca Municipal (todos edições da Labirinto).
De relevar ainda que as Jornadas, que, facto que não é comum, têm uma bandeira e um hino, com letra de Carlos Afonso e música da Academia de Música José Atalaya, dedicam o dia 21 a iniciativas voltadas para a comemoração do Dia Mundial da Poesia, com a “poesia na rua” e a inauguração de jardins da poesia (Escolas Secundária e Padre Joaquim Flores), entre outros eventos.
Junta-se o programa fundamental, sendo que o programa pormenorizado consta de uma agenda publicada a propósito das Jornadas e na qual se podem acompanhar as actividades realizadas em cada escola ou agrupamento em cada dia.

Sem comentários: