sábado, 23 de abril de 2011

25 de Abril, sempre!


Em momentos de crise, há sempre quem coloque em causa a bondade de datas simbólicas e fundadoras do Portugal recente, culpando-as das acções ou omissões dos líderes políticos actuais, que conduziram o país à situação dramática em que nos encontramos.
É o caso do 25 de Abril, cujo 37º aniversário se comemora na próxima segunda-feira. Este ano, sobretudo, coincide com o avolumar da crise económica, que obrigou, algo tardiamente, ao apelo à dita “ajuda” (se é que podemos falar nesses termos…) do BCE e do FMI, para podermos saldar as dívidas de curto prazo, contraídas por um viver demasiado além das nossas possibilidades e cuja factura vamos ter de pagar nos próximos anos com língua de palmo. Ao grave apuro económico e financeiro, junta-se a acentuada crise política, resultante da queda do governo e da convocação das eleições legislativas antecipadas para o dia 5 de Junho.
Pois, em momentos assim, adversos e difíceis, logo aparecem os arautos da desgraça a falar da “outra face do 25 de Abril” e a proclamar, com grande infelicidade de termos, que “Abril é data para esquecer”.
É claro que não é, bem pelo contrário. Que é que Abril, como data inauguradora da democracia, tem a ver com esta situação, que nos responsabiliza e culpa e todos, governantes e governados, que nos endividámos mais que o que devíamos, que não trabalhamos, se calhar, para a produtividade necessária a manter Portugal a níveis que não envergonhem?
Creio ser desnecessário relembrar que o Portugal de 2011, apesar de todas as crises, não tem nada, mas rigorosamente nada a ver com o Portugal de antes do 24 de Abril, que alguns saudosistas invocam demagogicamente por inconfessáveis razões políticas.
O Portugal dos nossos dias, herdeiro do 25 de Abril, é totalmente outro.
Como escreveu o então primeiro-ministro do PSD e actual presidente da Comissão Europeia, o insuspeito Durão Barroso, por altura da comemoração dos 30 anos do 25 de Abril, “a qualidade de vida média da população cresceu de forma significativa, a esperança média de vida aumentou e a generalidade da população tem acesso a todos os níveis de ensino, bem como aos meios culturais. (…) A ainda jovem democracia foi o quadro político indispensável do processo de desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa.”. E escreveu mais: “As condições de vida dos portugueses melhoraram tão significativamente que quase eliminaram a memória do passado, sobretudo nas gerações mais jovens. Basta relembrar o assustador número de alojamentos que em 1974 não possuíam electricidade, água canalizada ou esgotos, e compará-la com os de agora. Este é um campo onde qualquer pessimismo conjuntural não poderá apagar a mudança, seja qual for o indicador escolhido”.
Um testemunho pertinente e que vale a pena reabilitar, em cada momento. Porque o facto é que a inquestionável melhoria das condições de vida da generalidade dos cidadãos expressa-se certamente na aquisição de casa própria, bem como do seu apetrechamento com todas as comodidades da vida moderna. São escassas as habitações que hoje em dia não possuem casa de banho, água, electricidade ou esgotos. Multiplicam-se os electrodomésticos que dão conforto e bem-estar às famílias. E não faltam automóveis, televisores com múltiplos canais, computadores com ligação à Internet, telemóveis dos mais sofisticados, aparelhagens e equipamentos para tudo e mais alguma coisa.
Nestes mais de trinta anos, os portugueses estão mais ricos, mais felizes, mais qualificados, com condições de vida impensáveis há quarenta anos atrás.
Só por despudor e falta de senso se pode afirmar que o 25 de Abril tem culpa da actual situação. Enquanto as vacas estiveram gordas, todos bendissemos e glorificámos a esplendorosa efeméride. Agora que há apertos, aqui d’el rei que há um arguido para o nosso colectivo descontentamento!...
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!...
Que as coisas estão complicadas em Portugal, por esta altura, não há como negá-lo. Demasiado desemprego, baixos salários, excessiva precariedade, ausência de perspectivas sobretudo para os mais jovens. Mas, por exemplo, a Espanha, que é uma monarquia, que é um país incomensuravelmente mais rico que nós, tem uma taxa de desemprego na ordem dos 20%, que é preocupante quer em termos absolutos, quer relativos. Será que também é culpa do 25 de Abril?
Claramente que vivemos uma crise global, em termos económicos e financeiros, que começou nos Estados e Unidos e alastrou pela Europa, atingindo primeiramente as economias mais frágeis, como as da Grécia, da Irlanda e de Portugal. Mas não consta que naqueles dois países, a responsabilidade seja do 25 de Abril!...
Por isso, voltamos a Durão Barroso e ao seu dito, muito verdadeiro, em defesa da Revolução dos Cravos, que muito desenvolveu e democratizou insofismavelmente o país: o “pessimismo conjuntural não poderá apagar a mudança, seja qual for o indicador escolhido”.
Nem mais! Tudo o resto é populismo, graçola, saudosismo irrecuperável!

Sem comentários: