quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comédia "O Pranto de Maria Parda": antestreia no Teatro-Cinema de Fafe esta sexta-feira

A programação regular do Teatro-Cinema de Fafe prossegue esta sexta-feira, 13 de Maio, pelas 21h30, com a apresentação da comédia O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, numa co-produção do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso/Theatro Club e da Associação dos Produtores de Artes Cénicas de Pernambuco (Brasil).
O espectáculo tem a duração de 60 minutos, preço de ingresso de 3 € e classificação para maiores de 10 anos.
Sob a coordenação artística do encenador Moncho Rodriguez e com a participação do actor brasileiro Gilberto Brito, o espectáculo assume-se como uma nova leitura do texto vicentino “O Pranto de Maria Parda”.
Trata-se de uma experiência de fusão de linguagens, sonoridades e imagens, na qual se idealiza a transposição da personagem de Gil Vicente para o universo fabuloso dos poetas e trovadores repentistas do Nordeste brasileiro. Desse modo, quer criar a fusão entre a sátira vicentina e a poética dos repentistas contemporâneos do nordeste ibérico.
Esta co-produção portuguesa e brasileira antestreia em Fafe e segue para a Póvoa de Lanhoso e, depois, viaja para o Brasil, onde realizará apresentações na cidade do Recife, seguindo-se uma tournée pelos principais teatros do nordeste brasileiro.
Gilberto Brito é actor e encenador, licenciado em Artes Cénicas. Integrou cursos especializados de dança, criação e execução de adereços e cenografia, dança clássica, técnica vocal e dicção. Foi professor e encenador teatral em inúmeros projectos.
Trabalhou ainda no cinema e na televisão.

Sem comentários: