domingo, 15 de maio de 2011

O Pranto de Maria Parda: teatro de qualidade




Não foram muitos os espectadores que se deslocaram na noite de sexta-feira ao Teatro-Cinema de Fafe, para assistir à representação de O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, pelo actor brasileiro Gilberto Brito. Foi pena; não sabem o que perderam.
Trata-se de uma experiência de fusão de linguagens, sonoridades e imagens, na qual se idealiza a transposição da personagem de Gil Vicente para o universo fabuloso dos poetas e trovadores repentistas do Nordeste brasileiro. Desse modo, cria a fusão entre a sátira vicentina e a poética dos repentistas contemporâneos do nordeste ibérico.
Os espectadores que tiveram o privilégio de assistir a este espectáculo de grande qualidade deram por bem empregue o seu tempo. Gilberto Brito é um actor de enorme gabarito e fez uma excelente interpretação da personagem de Maria Parda, aquela mulher do povo que gastou todo o seu dinheiro em bebida e passa a peça a arranjar artimanhas para conseguir que os “vendeiros” lhe fiem um caneco de vinho. No que, obviamente, não é atendida, morrendo de garganta seca e ressequida!... Porque água não era com ela, nem ao menos para se lavar!...
Um grande momento teatral que teve por palco a nossa mítica sala de espectáculos.

Fotos: Manuel Meira Correia


Sem comentários: