sexta-feira, 24 de junho de 2011

Amigo Barroso da Fonte homenageado em Montalegre


Tive a honra de participar, recentemente, na vila de Montalegre, à homenagem que o município prestou ao nosso confrade, amigo e conterrâneo Dr. Barroso da Fonte, colunista nas páginas do Povo de Fafe. Barroso da Fonte foi merecidamente agraciado com a mais alta condecoração municipal, em ouro, pela sua inabalável paixão por tudo o que é barrosão, tendo recebido as palavras mais elogiosas de inúmeras pessoas, de Montalegre e de outras terras (recebeu uma embaixada de Guimarães com mais de uma dezena de amigos…). Estiveram presentes, além dos autarcas locais, o governador civil de Vila Real, o escritor Bento da Cruz, o padre Lourenço Fontes, entre muitas outras personalidades.
No Eco-museu do Barroso, excelente espaço cultural, inaugurou uma exposição dos seus livros, artigos, condecorações, pertences diversos, recolhidos ao longo de uma vida e que anunciou doar ao município, oportunamente.
Quero aqui dizer da minha felicidade por ter testemunhado a alto apreço com que Barroso da Fonte é tido em Montalegre e no país, de onde vieram palavras amigas, justas e solidárias para com um grande homem, um homem bom, aguerrido, lutador integérrimo pelos interesses e ideais em que acredita (dos temas barrosãos a D. Afonso Henriques e aos combatentes do Ultramar).
Autor de meia centena de livros, em prosa e verso, Barroso da Fonte vive em Guimarães, onde exerceu cargos de responsabilidade, entre os quais director da delegação do Porto da comunicação social, vereador a tempo inteiro do pelouro da Cultura do município de Guimarães, director do semanário O Comércio de Guimarães, o mais antigo jornal do distrito de Braga; esteve entre os fundadores da Rádio Santiago; diretor da revista Gil Vicente, do jornal Voz de Guimarães e é, actualmente, director do Poetas & Trovadores com mais de 30 anos de vida. Iniciou-se no jornalismo em 24 de Janeiro de 1953, actividade que pratica ininterruptamente desde essa altura, já lá vão quase 60 anos.
Justa e merecida homenagem a um dos barrosões e transmontanos mais ilustres do país!
Aqui ficam algumas imagens.




Um texto mais circunstanciado e mais fotografias podem ser vistas na página do município de Montalegre, em http://www.cm-montalegre.pt/showNT.php?Id=1487.

Sem comentários: