quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O teatro está mais pobre – morreu o actor e amigo Faria Martins

Faria Martins é o segundo, a contar da esquerda. Até sempre, companheiro!
Li hoje no JN e fiquei chocado, porque, apesar de saber da sua grave doença, não esperava tão rápido e desolador desfecho.
Morreu, no Instituto Português de Oncologia, o actor e amigo Faria Martins, que integrava há vários anos o projecto da Jangada teatro, que tantos espectáculos realizou em Fafe, o último dos quais ainda há menos de três meses, exactamente em 21 de Maio, com a peça “A Festa dos Porcos”.
Pessoalmente, fiquei triste, consternado e desgostoso com a prematura morte deste grande artista, ainda com muito para dar ao teatro e à cultura do país, dada a sua idade (61 anos) imprópria para desaparecer do nosso convívio.
Faria Martins tinha um longo e frutuoso currículo artístico, quer como fundador e elemento do Teatro Construção (1975) e do Jangada teatro (1999), quer integrando ainda a companhia Seiva Trupe e o Filandorra – Teatro do Nordeste, além de participação na telenovela da RTP 1A Lenda da Garça, entre muitos outros projectos. Ver, a propósito, a biografia do actor na página da Jangada teatro na Internet (www.jangadateatro.com).
Nesta altura de dor e desolação, em que as palavras são sempre poucas, resta endereçar à família enlutada e à companhia Jangada a manifestação dos maiores pêsames, por esta perda irreparável para o teatro e para a nossa região, que tanto o estimava.
Caro Faria: onde quer que esteja, receba este abraço do tamanho da amizade, do respeito e da consideração que nos unia há mais de duas décadas!

Sem comentários: