sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Terra do Chiculate: Relatos da Emigração é apresentada em Fafe a 12 de Agosto

Nesta sexta-feira, tem lugar mais um encontro de emigrantes fafenses, que vai juntar cerca de duas centenas e meia de pessoas naturais deste município que laboram nos quatro cantos do planeta, em especial na Europa.
A propósito será de evidenciar que, uma semana depois, exactamente no dia 12 de Agosto, pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, tem lugar o lançamento do livro A Terra do Chiculate – Relatos da Emigração Portuguesa, da autoria de Isabel Mateus.
A obra pretende retratar as vicissitudes da emigração portuguesa, maioritariamente clandestina, em França, a partir dos anos 60, e revelar as suas consequências positivas e negativas transportadas até ao presente, quer na pátria, quer no país de acolhimento. Ao mostrar o difícil passado recente da emigração portuguesa, A Terra do Chiculate alerta, igualmente, para a vigência e a actualidade do tema da emigração clandestina neste início de século.
A obra será apresentada por Nathalie de Oliveira, autarca da Câmara Municipal de Metz, França. A sessão contará também com a presença e a participação da professora Maria da Conceição Tina Melhorado, que partilhará o seu testemunho de emigração clandestina para França, em criança, e dará também notícia do seu recente encontro com o fotógrafo Gérald Bloncourt, em Paris. Este fotógrafo doou ao Município de Fafe – Museu das Migrações e das Comunidades, uma colecção de 104 fotografias sobre a emigração clandestina para França nas décadas de 60 e 70. Através da sua objectiva ficou também registada a imagem de Maria da Conceição Tina Melhorado, ainda criança. Ouvir falar sobre este reencontro, em 2011, será certamente um momento emotivo.
A foto de Maria da Conceição Tina Melhorado, enquanto criança em França, fez a capa do catálogo da exposição Por uma vida melhor, de Gérald Bloncourt realizada em 2008 pelo Museu Berardo, de Lisboa, e consta no livro A Terra do Chiculate – Relatos da Emigração Portuguesa. Uma parte importante desta exposição encontra-se patente ao público no Museu das Migrações e das Comunidades, em Fafe.
A apresentação do livro será seguida de uma sessão de autógrafos pela autora.

Sem comentários: