segunda-feira, 12 de setembro de 2011

As histórias do grande escritor brasileiro João Ubaldo, neto do fafense João Ribeiro

A revista Pública, deste domingo, pela pena da jornalista Isabel Coutinho, dedica algumas páginas ao grande escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, considerado o mais escritor vivo do Brasil.
Com 70 anos, Prémio Camões de 2008, autor de êxitos editoriais como Viva o Povo Brasileiro e A Casa dos Budas Ditosos, Ubaldo Ribeiro é neto do fafense João Ribeiro. Desconhecendo-se a freguesia de que é natural, João Ribeiro abalou para a cidade de Penedo, Estado de Alagoas, no Brasil, nos primeiros anos do século XX, meio deportado pela família, porque engravidara uma vizinha solteira numa das aldeias do concelho e que chegou a gerente de uma fábrica têxtil, pertencente a uns portugueses amigos da família. Por lá ficou. Na sua herança (felizmente) contamos com o nome famoso de João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, nascido na ilha de Itaparica, na Baía, em 23 de Janeiro de 1941, filho primogénito de Maria Felipa Osório Pimentel e Manoel Ribeiro (filho do João Ribeiro, com toda a certeza).
Uma reportagem a ler, com o mais elevado interesse.
No meu livro Dicionário dos Fafenses (2ª edição), pode ser encontrada uma biografia mais alongada de João Ubaldo Ribeiro, um descendente ilustre de fafenses (pp. 113-114).
Vamos então à reportagem da Pública:





Viva o Povo Brasileiro é porventura a obra maior de João Ubaldo Ribeiro

Sem comentários: