segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A herança arquitectónica e urbana da cidade de Fafe: obra de António Póvoas esta sexta-feira na Biblioteca Municipal

Na próxima sexta-feira, 23 de Setembro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Fafe, será feita a apresentação da obra A Reabilitação como Processo de Preservação Cultural e Patrimonial: A herança arquitectónica e urbana da cidade de Fafe, do jovem arquitecto fafense António Póvoas (edição Kairos – Edições Culturais)
O livro, que resulta do trabalho académico de final de curso do autor, será apresentado pelo Professor Jorge Correia, da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.
A Reabilitação como Processo de Preservação Cultural e Patrimonial pretende ser uma reflexão crítica sobre a forma como todo um património, arquitectónico e urbano, é pensado, e um olhar sobre a protecção desse legado tendo como foco de análise a cidade de Fafe.
Trata-se de um trabalho de investigação baseado na recolha e análise de várias matérias e testemunhos que contextualizam a evolução da cidade desde a sua fundação medieval, até ao presente. Será proposta uma interpretação relativa ao crescimento urbano e demográfico, em que serão abordados alguns aspectos da influência do surto emigratório para o Brasil, bem como o modo de vida do português "brasileiro". Ilustrar-se-á como esse êxodo se veio a repercutir subsequentemente nos aspectos económicos e culturais da sociedade de Fafe, muito devido ao seu carácter interventivo e filantrópico, veículo fundamental no desenvolvimento da urbe. Abordar também alguns problemas que muitos dos edifícios, materialização destas iniciativas, edifícios de grande e evidente importância histórica e arquitectónica têm vindo a enfrentar, numa descaracterização irremediável da imagem homogénea do centro.
A uma outra escala tentar-se-á contextualizar as questões relativas à forma de pensar a cidade e os centros históricos, e compreender quando, onde e de que forma os núcleos urbanos históricos de cidades, um pouco por toda a Europa, deixaram de ser alvo de intervenções que os desvirtuaram de forma negligente, passando estes centros a fazer parte das preocupações urbanísticas no século XX.

Sem comentários: