terça-feira, 25 de outubro de 2011

“Confissões de um fumador de tabaco francês”: espectáculo de teatro de qualidade este sábado no Teatro Cinema de Fafe



Sábado, 21h30
Preço: 3 €
Duração: 90’
Classificação: M/16

Conhecido actor e encenador Filipe Crawford pela primeira vez em Fafe

A programação do Teatro-Cinema de Fafe prossegue este sábado à noite com mais um grande espectáculo de teatro, de uma companhia lisboeta, a FC Produções Teatrais, do conhecido actor e encenador Filipe Crawford.
Desta feita, os fafenses vão assistir à adaptação teatral da novela de Roland Dubillard Confessions d'un fumeur de tabac français.
Trata-se de uma abordagem poética e surrealista do acto de fumar. Um fumador inveterado tenta a experiência de deixar de fumar e resolve descrever a sua experiência por escrito. As suas reflexões, metáforas e associações, enquanto se encontra privado do tabaco, levam-no a um estado de desespero profundo, chegando ao ponto de encarar os seus fracassos sentimentais e sexuais como uma consequência da abstinência.
Por fim resolve voltar a fumar, mas a reflexão sobre o tabaco irá continuar, desta vez fumando, levando o fumador a um estado de delírio permanente, entre o sonho e a realidade, pretexto para mais reflexões existenciais absurdas, cómicas e grotescas.
Filósofo de formação, Roland Dubillard é um dos mestres mais originais da corrente do Teatro do Absurdo Francês. Foi pela primeira vez apresentado em Portugal pela FC Produções Teatrais, através de vários espectáculos dedicados à sua obra Les Diablogues, que em Portugal foram apresentados com o título Os Monstros Sagrados, continuando esta saga em espectáculos posteriores da companhia sempre com os Monstros Rui Paulo e Filipe Crawford. Da sua obra, a FC apresentou também a peça Andorinhas Ingénuas. Agora com este projecto pretende-se criar um espectáculo para um actor, uma bailarina e um músico que reúna os registos do teatro do Absurdo e da Stand up Comedy, com encenação e interpretação do famoso Filipe Crawford.

E depois não venham dizer que não souberam de nada: a não perder, meus caros! Não façam como costumam. Não deixem que a cultura lhes passe ao lado!





Ficha Técnica:

Autor: Roland Dubillard
Adaptação e Encenação: Filipe Crawford
Cenografia e Figurinos: Ana Brum
Música: João Sousa
Coreografia: Leonor Beltran
Assistência de Encenação: Raúl Cruz
Design Gráfico: Carlos Francisco
Fotografia: Raúl Cruz
Execução de cenário: Ricardo Trindade
Desenho e Operação de Luz e de Som: Sérgio Melo
Interpretação: Filipe Crawford, Nádia Santos e João Sousa

Sem comentários: