domingo, 13 de novembro de 2011

35 Anos de Trovante em Guimarães


O Pavilhão Multiusos de Guimarães foi palco, este sábado à noite, de um excelente espectáculo de uma banda mítica do panorama musical português, que se voltou a juntar para alguns espectáculos: os Trovante. O evento serviu para evocar três efemérides auspiciosas: os 35 anos da banda de Luís Represas e João Gil, os 25 anos da Rádio Santiago e os 10 anos do Pavilhão Multiusos.
E também um tributo antecipado à Capital Europeia da Cultura!...

Um programa em cheio, num belíssimo espectáculo promovido pela Audioveloso, empresa de eventos da “Cidade Berço”.
Milhares de pessoas assistiram no recinto a um momento único, o reviver de temas fabulosos e que estão no imaginário cultural português das últimas três décadas, como “Perdidamente”, “Saudade”, “125 Azul”, “Fizeram os Dias Assim”, “Chácara das Bruxas Dançando, “Balada das Sete Saias” e “Timor”, o último dos temas interpretados pelos Trovante, que iniciaram a sua carreira em 1976, editaram oito álbuns de originais, três registos ao vivo e várias compilações, que venderam milhares de cópias e estão entre os discos mais vendidos de sempre da música portuguesa.

A banda trouxe a Guimarães os oito músicos que foram fazendo os Trovante nos 16 anos em que existiram: Luís Represas, João Gil, Manuel Faria, João Nuno Represas, Artur Costa, Fernando Júdice, José Salgueiro e José Martins.
Em 1992 a banda decretou o seu fim, seguindo cada qual a sua carreira a solo ou abraçando outros projectos. No entanto, depois disso já se juntaram para espectáculos algumas vezes.
O espectáculo de ontem à noite foi brilhante, revivalista, identitário.
Eu estive lá, mais a família. E adorei!...

Sem comentários: