quarta-feira, 16 de novembro de 2011

50 anos da emigração para França comemoram-se em Fafe na próxima semana

O município de Fafe, através do Museu das Migrações e das Comunidades e em parceria com o Cineclube de Fafe, vai levar a cabo um programa de actividades para assinalar os 50 Anos de Emigração para França (1961-2011), que este ano se estão a comemorar um pouco pelo país e sobretudo no norte.
Como paralelamente estarão a decorrer as Jornadas de Cinema e Audiovisual, subordinadas ao tema “Património Material e Imaterial”, promovidas também pelo Cineclube de Fafe, conjuntamente com a Autarquia, o programa das Comemorações do Cinquentenário privilegia a 7ª Arte, sendo o Património o tema a partir do qual se estruturam estes dois eventos.
O programa arranca já no próximo dia 22 de Novembro (3ª feira), com a rubrica que tem vindo a decorrer ao longo do ano, “Tertúlia Fafense”, que este mês será subordinada ao tema Fronteira(s) e Cultura(s) e terá como convidado o Dr. Luís Cunha, da Universidade do Minho.
Seguir-se-á nos dias 23, 24 e 25 a exibição do filme “Sem ela…”, dirigida em particular à comunidade educativa (3º ciclo). Estas sessões realizar-se-ão nos Agrupamentos de Escolas de Arões, Padre Joaquim Flores e Escola Secundária de Fafe e na Sala Manoel de Oliveira. O filme a exibir – “Sem ela…” – é uma produção franco-portuguesa da realizadora luso-francesa Anna da Palma e retrata o conflito de identidades, respectivamente, entre o emigrante que assume a sua nova vida no país estrangeiro que lhe deu tudo o que tem, e o emigrante que conta os dias para regressar àquela que, no fundo, nunca deixou de ser a sua casa.
Aberta ao público em geral e com entrada gratuita, será a sessão do dia 24 de Novembro (5ª feira), a realizar no Auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, pelas 15 horas, onde será exibido um filme documental sobre a Emigração Portuguesa para França, nos anos 60 e 70.

VI Jornadas de Cinema e Audiovisual

No âmbito do programa das VI Jornadas de Cinema e Audiovisual, será apresentado um Ciclo de Cinema do realizador Joaquim Sapinho, com os filmes “Corte de cabelo” (dia 23, 4ª feira, pelas 21h30), “Mulher Polícia” (dia 24, 5ª feira, pelas 21h30) e “Diários da Bósnia” (dia 26, sábado). Serão ainda exibidos os filmes “Natureza Morta” e “48” da realizadora Susana Sousa Dias, este último centrado nos 48 anos de ditadura em Portugal. De assinalar ainda a sessão da manhã do dia 27 (domingo) dedicado ao público infantil e que decorrerá também na Sala Manoel de Oliveira.
As Jornadas de Cinema decorrerão de 22 a 27 de Novembro, com epicentro na Sala Manoel de Oliveira e o programa inclui ainda um espaço de debate e reflexão sobre o cinema e audiovisual, a decorrer no dia 26 (sábado), com a participação de personalidades do meio cinematográfico provenientes de Portugal e da Galiza. A novidade destas VI Jornadas será o lançamento do FFF – Fafe Films Festival – que este ano funcionará em regime experimental e que consiste num espaço de mostra/competição de produções na área documental sobre o património material e imaterial.
Todas as sessões têm entrada gratuita. 

Sem comentários: