domingo, 20 de novembro de 2011

Hélder Reis encantou no Teatro-Cinema de Fafe

O projecto Pólen, do Porto, liderado pelo jovem apresentador televisivo (“Praça da Alegria” da RTP), poeta e cantor Hélder Reis, existe já há uma década e veio este sábado à noite apresentar-se no Teatro-Cinema de Fafe.
Foi um excelente espectáculo, em que o grupo apresentou canções originais do seu álbum de há alguns anos, entremeadas com versões muito singulares de temas de Marco Paulo, António Variações e Carlos Paião, entre outros, havendo ainda lugar para uma recriação de um conhecido fado de Amália Rodrigues. Pelo meio, e sem cansar, Hélder Reis leu, com soberba dicção, três poemas de autores portugueses, ele que adora a poesia que se faz em Portugal: Sophia de Mello, Daniel Faria e José Saramago.
O público adorou o espectáculo, que constituiu mais um dos grandes momentos que aconteceram na mítica casa de espectáculos fafense.
Músicos profissionais de alta craveira, um Hélder Reis (como ele elogiou o nosso Teatro-Cinema, que o encantou, e de que maneira!...) que foi uma enorme surpresa, com uma voz absolutamente fantástica, uma postura em palco que se revela inovadora e uma sensibilidade sem mácula.
Mais uma vez, o público fafense não se portou à altura da qualidade do espectáculo. Infelizmente, o cenário vem-se repetindo, pelo que já não constitui qualquer surpresa.
Tirando as instituições locais, as Academias e os Vitrines, ou os nomes conhecidos do teatro, do music-hall ou da televisão, os fafenses não querem nada, não sabem nada, não apreciam nada, não aplaudem nada.
Uma absoluta tristeza!...
Para quem queira ver, aqui ficam algumas imagens do espectáculo, pela objectiva do talentoso Manuel Meira Correia.




1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente não são só os fafenses que não apreciam (nada). Isto é um mal quase geral em Portugal, já ninguém aprecia o que é culto. pois dá muito trabalho compreender. É mais fácil rir com as palhaçadas que certos canais televisivos passam e para memorizar sempre são melhores, a musica que agora se faz. Apesar dos Pólen terem uma musicalidade que poucos apreciam.Considero-os uma grande banda que eu gosto, aprecio muito o estilo deles e fico muito feliz de poder ver mais um comentário, que tão bem mostra o que são os Pólen e muito em especial a sensibilidade e postura do Helder Reis. Porisso é que têm dificuldade em reunir grandes massas de público. Mas tenho certeza que as suas musicas ainda irão ser famosas. Só espero que não lhes façam, como a tantos outros, só depois de partirem .

Isabel Teixeira