quarta-feira, 2 de novembro de 2011

“O Morgado de Fafe Amoroso”: comédia no Teatro-Cinema de Fafe este sábado à noite


Sábado, 21h30
Preço: 3 €
Duração: 80’
Classificação: M/6

A programação do mês de Novembro do Teatro-Cinema de Fafe arranca este sábado à noite (21h30), 5 de Novembro, com a apresentação da comédia O Morgado de Fafe Amoroso, de Camilo Castelo Branco, pela Nova Comédia Bracarense.
O Morgado de Fafe Amoroso é uma comédia escrita em três actos.
A obra, cuja acção decorre na Foz do Douro, em 1862, tem o condão de vir a público quatro anos depois do sucesso d’ O Morgado de Fafe em Lisboa, e desta feita confirmar as qualidades artísticas do seu criador no campo da escrita, considerado por Vieira de Castro como “engenhoso dramaturgo”. A nova farsa ou comédia de costumes, representada pela primeira vez no Teatro Nacional D. Maria II, no dia 2 de Fevereiro de 1863, recupera a figura do Morgado genuíno e provinciano que, nas palavras do crítico literário J. Cândido Martins (docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa - Braga), “polariza um certo bom senso e sabedoria popular, contrastando com a retórica sentimental personificada por alguns janotas galanteadores”.
É neste seguimento (intertextualidade criada pelo autor), e retomando ainda outras variantes significativas de uma fábula narrativa do autor intitulada “Cenas da Foz”, que O Morgado de Fafe amoroso se apresenta ao público como uma das peças mais representativas do teatro camiliano. Para tal, o autor recupera o tema do casamento e as suas implicações no seio de uma sociedade cada vez mais regrada por convenções e etiquetas, estabelecendo desta forma o confronto entre os vários estratos sociais, de que D. Vicência e Pôncia do Rosário, por um lado, e João Álvares e o Morgado de Fafe, por outro, servem de exemplo.   
Em resumo, esta farsa tem os ingredientes necessários para se tornar num espectáculo teatral divertido em que a paródia e o burlesco se entrelaçam à medida que a acção se vai desenrolando até ao fim e as posições das personagens se vão tornando mais nítidas, pondo em evidência idealismos destemperados que chocam com a realidade caricata e material do quotidiano. 
Assim sendo, a Opera Omnia, editora responsável por esta edição (com introdução, estabelecimento de texto e notas da responsabilidade de J. Cândido Martins), e a Nova Comédia Bracarense, grupo de teatro amador de Braga, têm o prazer de apresentar ao estimado público O Morgado de Fafe Amoroso, com encenação de Fernando Pinheiro.

José Manuel Barros


Personagens e intérpretes

Morgado de Fafe…………………………….Diamantino Esperança
João Álvares……………………………………………. António Manuel
Bernardo Gama …………………………………………. Miguel Araújo
Pôncia do Rosário……………………………………………….. Ana Rita
Heitor Falcão……………………………………….José Manuel Barros
D. Hermenegilda Falcão………………………………………...Matilde
D. Vicência………………………………………………....Fátima Araújo
Um criado de Hotel……………………………………..Vasco Oliveira
Dois sujeitos………………………………………….Diana e Agostinho

FICHA TÉCNICA
Encenação…………………………………………… Fernando Pinheiro
Sonoplastia e Luminotécnica……………………..Carlos Barbosa
Cenografia/Cenário/adereços……………… Produção coletiva
Figurinos……………….. Ana Rita, Paula Leite, Fátima, Miguel
Direção Artística………………………………………..Carlos Barbosa
Maquilhagem…………………………………………...Olívia Fernandes
Cartaz……………………………………………….…José Manuel Barros
Produção…………………………Nova Comédia Bracarense 2011

Sem comentários: