sábado, 31 de dezembro de 2011

1961: um ano maldito para Salazar; um marco fundamental do século XX português


1961 – O ano horrível de Salazar (Temas e Debates/Círculo de Leitores) é o título de um excelente livro do jornalista António Luís Marinho, editado para evocar os 50 anos dos diversos acontecimentos que marcaram o princípio do fim do negregado regime.
A obra abre com um interessante prefácio do sociólogo António Barreto, que sintetiza o seu importante conteúdo:

Este ano de 1961 ficará na história do século XX como um dos marcos mais importantes. Ao lado de 1910 (a República), 1926 (o 28 de Maio), 1974 (o 25 de Abril) ou 1986 (Comunidade Europeia) e poucos mais. Nesse ano, simbolicamente, terminou uma era. Caiu, na Índia, a primeira pedra do último Império Colonial. Começou, em África, um dolorosa guerra. O assalto ao navio Santa Maria e o desvio de um avião da TAP, com sobrevoo de Lisboa e despejo de panfletos, espantaram a opinião internacional. Cresceu o maior fluxo de emigrantes jamais visto, um milhão e meio de portugueses ir-se-ão embora em menos de quinze anos.

1961, no seu fundamental simbolismo: a queda da Índia, a guerra em Angola, a ocupação do Santa Maria, o golpe de Botelho Moniz, o assalto ao quartel de Beja, já no último dia do ano, faz hoje exactamente meio século. É o começo de uma nova era: de crescimento económico, de mudança de costumes, de crescimento da oposição democrática (“Programa para a Democratização da República”), mas também, e contraditoriamente, de endurecimento político do regime.
Em 1961, como bem lembra António Barreto,

ainda o biquini era proibido! As enfermeiras e as hospedeiras não podiam casar! E as professoras, só com autorização do ministro! Ainda era necessário possuir uma licença para utilizar o isqueiro! E as mulheres não podiam, sem autorização dos maridos, ter passaporte nem conta bancária! Era assim que nós vivíamos.

1961 foi um ano capital na mudança do regime: significou o princípio do fim do salazarismo.
Com base na leitura da imprensa da época e da análise dos arquivos da RTP, Luís Marinho deixa-nos um retrato do ano de pior memória para Oliveira Salazar (e para o povo português, sem dúvida…), já em fase terminal de carreira política e que poucos anos depois cairia da célebre cadeira e diria adeus à liderança da ditadura.
Um livro (242 pp.) de leitura sedutora, profusamente ilustrado e com imensa informação sobre aquele ano (cronologicamente, de Janeiro a Dezembro) e o seu enquadramento. Imperdível, para os amantes da História!

PS – Como facto positivo, não se pode esquecer que foi nesse ano, o ano em que Eusébio da Silva Ferreira chegou a Portugal, com apenas 18 anos, que o glorioso Sport Lisboa e Benfica conquistou brilhantemente a sua primeira Taça dos Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões)!

Sem comentários: