sábado, 3 de dezembro de 2011

António Sala apresenta Memórias da Vida e da Rádio dos Afectos em Fafe a 7 de Dezembro

Título: Memórias da Vida e da Rádio dos Afectos
Autor: António Sala
N.º de Páginas: 408

Na noite da próxima quarta-feira, 7 de Dezembro, a partir das 21h30, realiza-se um serão cultural na Casa Municipal de Cultura de Fafe, que integra a apresentação do livro Memórias da Vida e da Rádio dos Afectos, do conhecido homem da rádio e músico António Sala, seguida da abertura da exposição de bijuterias da artista fafense Telma Mota. A entrada é naturalmente livre para quem queira assistir aos dois eventos da noite.
Comecemos pelo livro.

Sobre o livro:
“Aqui vos deixo um livro da rádio que sempre fiz. Uma rádio de afectos, e da vida que me ofereceu. Uma vida que acabou por extravasar para áreas como a televisão, palcos, discos e fantásticas aventuras e viagens pelo mundo. Este é o livro dessas histórias e dessas memórias” (António Sala).

“As memórias de António Sala, o homem que se tornou uma espécie de «amigo» dos portugueses, que passaram anos a fio de ouvido colado à rádio com o programa «Despertar». Neste livro conta-se a história (quase) toda, desde as reminiscências de menino, no tempo em que inventou uma máquina de projectar filmes caseiros que ameaçava deitar fogo à casa, até aos dias mais recentes, em que entrevistava políticos e cantores, escritores e outros que tais. Escusado será dizer que por um livro desta natureza passam dezenas, para não dizer centenas de outras pessoas bem conhecidas da nossa praça, radialistas e famosos do mundo da televisão, artistas (Amália é figura de referência) e escritores admirados, como Lobo Antunes, com direito a citação na epígrafe”. (Do prefácio, da autoria de José Rodrigues dos Santos).

Sobre o Autor:

O conhecido “homem da rádio”, locutor e cantor, de nome completo António Manuel Sala Mira Gomes, nasceu em Vilar de Andorinho, em 14 de janeiro de 1949 e foi viver para Lisboa aos dez anos e entrou para a rádio em 1966. Tendo-se estreado aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, candidatou-se a um concurso da Rádio Ribatejo, onde veio a apresentar o programa Caravana das Cinco. Cantou em coros de igreja e forma os seus primeiros grupos, primeiro Os Fachos, depois Os Argonautas. Torna-se locutor profissional, novamente nos Emissores Associados de Lisboa, onde apresentou o programa da manhã. Quando foi chamado a cumprir o serviço militar, também o fez como radialista, no programa Alerta Está, da Região Militar de Lisboa.
É como cantor que surgirá na televisão, em Canal 13, de Mário Dias Ramos. A carreira dos Maranata, agrupamento saído de um coro de igreja, inicia-se em 1971. A sua estreia como apresentador de TV, em 1972, acontece com Música Maestro, a primeira produção da Edipim. Após o 25 de Abril, grava o primeiro disco a solo, Recados de Telex. Em 1978 apresenta o concurso Ou vai ou taxa, na RTP1. Transfere-se para a Rádio Renascença em 1979, onde obtém sucesso no programa matinal Despertar, com a companheira Olga Cardoso. Escreve a música de Zé Brasileiro Português de Braga, com letra de Vasco de Lima Couto, para a cantora Alexandra, e interpreta com esta um dueto, no Festival RTP da Canção de 1980. No mesmo ano publica Dicionário de Anedotas.
Em 1983 junta-se a Carlos Paião e Luís Arriaga para co-protagonizar O Foguete, de que foi autor, na RTP1. Lança Anedotas de Sala em 1984. Nesse ano regressa ao Festival RTP da Canção com Uma Canção Amiga e, com o seu filho Miguel lança, em 1985, o disco Parabéns a Você. Em 1989 lança o LP Microfone e Voz, dedicado a Carlos Paião.
Em 1990 começa a apresentar, na RTP2, o concurso Palavra Puxa Palavra. A partir de 1992 assume o cargo de director de programas da Rádio Renascença, em simultâneo com a apresentação do Despertar. Em 1993 apresenta o programa Você Decide e a nova versão do concurso 1, 2, 3. Ainda na RTP apresenta, em 1995, o concurso Quem é o quê?.
Em 1996 comemora trinta anos de carreira, com a edição do duplo CD Trinta Anos de Carreira, juntando 44 canções. Passa a conduzir um programa de entrevistas na Renascença, tornando-se director-geral do Grupo Renascença, entre 2003 e 2007, ano em que passa a assessor do Conselho de Gerência.
A Videofono edita o DVD António Sala, o comunicador, em 2007, e o duplo CD, Lisboa e o meu piano, com 15 temas de sua autoria ao piano.
Recebeu a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa.
Além de Memórias da Vida e da Rádio dos Afectos, António Sala publicou este ano para o público infantil a obra Histórias para os Avós Contarem aos Netos, com ilustrações de Patrícia Furtado, que também estará à venda para quem o pretender.

Sem comentários: