terça-feira, 27 de dezembro de 2011

THE GIFT vêm ao Teatro-Cinema de Fafe gravar um DVD em 27 de Janeiro de 2012


Digressão Primavera e Explode – mil cores possíveis

A programação do Teatro-Cinema de Fafe para o mês de Janeiro tem como cabeça de cartaz a conhecida banda THE GIFT, que aqui vem dar um concerto e gravar um DVD, na sexta-feira, 27, o qual será também objecto de gravação para a televisão.
A mítica sala de espectáculos fafense começa a entrar no roteiro das grandes salas de espectáculos do país, onde os grupos de referência querem vir gravar (vidé, UHF, em Novembro passado).
Contudo, a programação arranca na noite de 7 de Janeiro, sábado, com um recital de piano do jovem fafense José Dias.
Voltemos aos The Gift, uma banda portuguesa, de Alcobaça, formada em 1994. No seu reportório estão temas como Ok! Do you Want Something Simple? (1998), Driving You Slow (2004) e Fácil de Entender (2006).
Editou os álbuns Digital Atmosphere (1997), Vinyl (1998), Film (2001), AM-FM (2004) e Explode (2011). Ao vivo, editou em 2006 o álbum Fácil de Entender.
Os The Gift anunciam uma digressão de dois meses em Portugal e Espanha onde apresentarão temas novos. A digressão chama “Primavera/Explode – Mil cores possíveis”. Baseado em temas novos gravados recentemente numa jornada de 10 dias no Centro Cultural de Belém e os mais recentes do último disco Explode, esta digressão apresentará os The Gift nas principais salas nacionais e espanholas.
Relembremos: 13 e 14 de Janeiro, Alcobaça; 18 e 19 de Janeiro, Madrid, Espanha; 20 de Janeiro, Barcelona, Espanha; 26 de Janeiro, Porto – Casa da Música  e 27 de Janeiro, Fafe – Teatro Cinema.
Seguem-se Aveiro e Santiago de Compostela (2 de Fevereiro).
Depois desta digressão, a banda estará parada durante alguns meses, dado que a vocalista Sónia Tavares dará à luz o seu primeiro filho.

O espectáculo é dividido em duas partes:

Primeira Parte – Canções inspiradas na Primavera, escritas no Verão, gravadas no Outono para serem ouvidas em pleno Inverno...
Era isto. Canções simples, inspiradas em melodias que a mão direita insistia tocar no piano. A mão esquerda segurava o banco ou o copo de água fria que combatia o calor de fora ou pegava na filha que ainda bébé inspirava a mão direita... Esquerda, Direita. Harmonia. Melodia... Coisas simples que ditas de uma forma ainda mais simples se possam traduzir de várias maneiras. Cada um tem a sua Primavera. Um sitio onde se descobrem segredos, ínfimas histórias de cada um de nós. Primavera é um hino ao nosso. Apenas e só nosso, coisas nossas, suas. Canções que sempre aqui estiveram a percorrer as minhas duas mãos. Direita, Esquerda. 14 mãos. Sete pessoas, sete historias de vida, sete personalidades artísticas. Primavera é junção. Vozes. Uma só voz, calma, sussurrada, descontraída, naturalmente emotiva. Primavera é cantada ao ouvido. Em palco Primavera e Explode são mil cores possíveis, a historia é a nossa. Posso contudo adiantar que depois deste palco será também vossa. (nuno gonçalves)

Segunda Parte – Revisita-se o último grande disco dos The Gift. Explosão de cores, dança, festa, intensidade.

Músicos:
Sónia Tavares
Nuno Gonçalves
Miguel Ribeiro
John Gonçalves
Mário Barreiros
Israel Pereira
Paulo Praça

Sem comentários: