terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Renata Barros: uma jovem investigadora fafense premiada internacionalmente


Chama-se Renata Sofia da Cunha Oliveira Barros, nasceu em Fafe em 16 de Outubro de 1978 e desenvolve a actividade de Nutricionista e Investigadora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
O seu nome saltou para a ribalta, já em 2010, quando a equipa de investigação que integra, na primeira edição dos Nutrition Awards, foi galardoada na categoria de Nutrição Clínica com o 1.º prémio, com o projecto de investigação “Obesidade, Alimentação Mediterrânica e Asma”.
Os Nutrition Awards são uma iniciativa nacional desenvolvida pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Fundação Calouste Gulbenkian e GCI, que visa premiar e divulgar os trabalhos de investigação e projectos de excelência na área das Ciências da Nutrição, desenvolvidos em Portugal.
Este ano, a equipa de Renata Barros voltou a ser premiada internacionalmente, averbando o 1.º prémio, ainda na categoria de Nutrição Clínica, nos Nutrition Awards 2011, com o projecto de investigação “Ingestão de ácido alfa-linolénico e menor rácio de ácidos gordos polinsaturados n6:n3 associados a melhor controlo da asma”, publicado este ano na revista científica indexada British Journal of Nutrition, e apresentado e premiado no 30th Congress of the European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI), que decorreu em Istambul.
O projecto foi desenvolvido pelos investigadores Renata Barros, André Moreira, João Fonseca, Luís Delgado, M. Graça Castel-Branco, Tari Haahtela, Carla Lopes e Pedro Moreira, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), do Serviço de Imunoalergologia do Hospital de S. João, EPE, e do Skin and Allergy
Hospital, Helsinki University Central Hospital.
O estudo teve como principal objectivo investigar a associação entre a ingestão de vários tipos de ácidos gordos e micronutrimentos antioxidantes, e o controlo da asma em adultos.
Cento e setenta e quatro utentes com asma, seguidos na consulta externa de Imunoalergologia do Hospital de S. João, participaram num estudo transversal. O protocolo de investigação incluiu a determinação de parâmetros de inflamação das vias aéreas, função respiratória, avaliação da qualidade de vida e controlo da asma, avaliação da actividade física e determinação do Índice de Massa Corporal. A ingestão alimentar foi avaliada através de um questionário semi-quantitativo de frequência de consumo alimentar e estimada a ingestão nutricional dos diferentes tipos de ácidos gordos e antioxidantes.
O projecto salienta a importância do efeito protector dos ácidos gordos polinsaturados n-3 e, especificamente, do ácido alfa-linolénico, na inflamação e controlo da asma. Estes resultados suportam e fundamentam a relevância de estudos de intervenção e o desenvolvimento de recomendações nutricionais e alimentares na asma, como abordagem complementar ao tratamento. O estudo deu origem a uma publicação pioneira na área, de relevância científica internacional e com impacto na área da Nutrição Clínica.
Renata Barros é Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2001) e Mestre em Nutrição Clínica, com a tese “Obesity, Mediterranean Diet and Asthma”, pela mesma Faculdade, em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e com o Serviço de Imunoalergologia do Hospital de S. João, EPE (2007).
Desde 2011, é estudante de Doutoramento em Nutrição Clínica, na Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em colaboração com o Laboratório de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Serviço de Imunoalergologia do Hospital de São de João.    
A sua experiência profissional reporta Renata Barros como Investigadora e Assistente Convidada da Licenciatura em Ciências da Nutrição e Mestrado em Nutrição Clínica, da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (desde 2008), sendo os seus domínios de investigação a Nutrição Clínica e a Nutrição Humana. As principais áreas de investigação da jovem fafense são “Nutrição, alimentação mediterrânica e obesidade na asma” (desde 2004), estando envolvida no projecto de investigação da Comissão Europeia “FACET -Flavouring, Additive and Food Contact Material Exposure", coordenado pela University of Dublin, da National University of Ireland  (desde 2008). Entre 2000 e 2004, desenvolveu o projecto “Epidemiologia nutricional e desejabilidade social”.
Entre 2004 e 2009, foi Assistente Convidada na Licenciatura em Ciências da Nutrição, da Universidade Atlântica, em Lisboa.  
Além da actividade académica, é desde 2002 Nutricionista, no Hospital Agostinho Ribeiro (Felgueiras) e em clínicas privadas (Porto e Fafe), actividade que desempenhou igualmente na Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras (2002-07) e na Santa Casa da Misericórdia de Cabeceiras de Basto (2005-09).
Antes disso, foi Nutricionista, no Centro de Saúde de Saúde de Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Braga (2002-03).    
É autora e co-autora de publicações científicas em revistas internacionais indexadas e com arbitragem científica, na área da Nutrição e da Imunoalergologia. De igual forma, subscreveu várias comunicações em congressos nacionais e internacionais, premiadas nacional e internacionalmente.
Uma investigadora e docente universitária fafense em ascensão, que seguramente orgulha a cidade e os fafenses!

2 comentários:

Unknown disse...

Para a Renata os meus parabéns pelo bom trabalho que muito nos orgulha a todos os fafenses. Ao Sr. Dr. Coimbra por estar sempre em cima do acontecimento e não deixar passar despercebido um prémio deste gabarito.

Anónimo disse...

Fico verdadeiramente satiafeita. Afinal há boas notícias sobre Fafe. Um abraço e parabéns.