terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bombeiros de Fafe em eleições a 28 de Janeiro: recandidatamo-nos com trabalho feito!


Viver os Bombeiros – Renovar a Confiança!

Os actuais corpos gerentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, dos quais me honro de fazer parte (vice-presidente da Direcção), vão recandidatar-se às eleições para os órgãos sociais para o triénio 2012/2015, marcadas para 28 de janeiro, entre as 16h00 e as 22h00.
Realizámos esta terça-feira uma conferência de imprensa para dar a conhecer o nosso manifesto eleitoral, que vai ser divulgado nos próximos dias.
Sob o lemaViver os Bombeiros – Renovar a Confiança!”, a lista que integro apresenta os seguintes candidatos:

LISTA A
Assembleia-geral

Presidente – Miguel Cabral de Almeida Summavielle, sócio nº 3407
Vice-Presidente – Bernardo da Gama Lobo Xavier, sócio nº 3401
Secretário – Maria Helena Antunes Magalhães, sócia nº 3006

Direcção

Presidente – João Pedro Leite Castro Frazão, sócio nº 2454
Vice-Presidente – Artur Ferreira Coimbra, sócio nº 1310
Tesoureiro – José Joaquim Gonçalves Sousa, sócio nº 509
Secretário – Alberto Joaquim Costa Alves, sócio nº 152
Vogal – Rui Manuel Malheiro Oliveira, sócio nº 971
Vogal – Ângelo Paulo Silva Faria Matos, sócio nº 2443
Vogal – Avelino Novais Freitas, sócio nº 808
Suplente – Luís André Soares Guimarães Alves
Suplente – Vanessa Cláudia Nogueira da Rosa Barata, sócia nº 3645
Suplente – Ana Maria Correia Oliveira Aguiar, sócia nº 3052

Conselho Fiscal

Presidente – Luís Manuel Martins Costa, sócio nº 1464
Vice-Presidente – António Jorge Nogueira Barroso, sócio nº 2219
Secretário-Relator – Luís Filipe Azevedo Pinho Sousa, sócio nº 835
Suplente – Leonel Leite Sousa de Castro, sócio nº 3410
Suplente – Duarte Pascal Freitas Novais, sócio nº 3597

Mandatário

José Manuel Gonçalves Domingues, sócio nº 1326

Como aconteceu há três anos, estão em confronto duas listas, com projectos distintos relativamente aos Bombeiros.
A LISTA A, que corporizamos, é constituída pelos órgãos sociais dos últimos três anos. É, por isso, uma lista de continuidade, ligeiramente renovada, mas que continua a integrar associados com provas dadas nos diferentes sectores da vida económica, social, cultural e associativa do município, e com OBRA FEITA no seio da Associação Humanitária dos BV Fafe, ao longo deste mandato.

Aqui ficam, em breve balanço, algumas linhas-mestras do que fizemos nestes três anos:

- Aprovação do projecto de requalificação e melhoria das condições do quartel (mais de € 600 000), o qual não sofria obras de vulto há décadas. As obras já arrancaram há dias, com as primeiras demolições.
- Enriquecimento do parque automóvel da corporação, com 6 novas viaturas.
- Acréscimo e reforço do equipamento individual dos bombeiros (fardamento, capacetes para fogos florestais e fogos urbanos, entre muitos outros). Continuam a chegar capacetes de protecção que, até Abril, vão contemplar mais de 90 bombeiros.
- Constituição e consolidação da estrutura do Comando (designação do Comandante, Segundo Comandante e três Adjuntos), repondo a normalidade que não havia há três anos.
- Reforço substancial e qualificação da formação dos bombeiros, necessidade há muito sentida. A formação nesta altura, em nada se compara com a que se verificava há 3 anos. O corpo ativo está bem mais qualificado.
- Pela primeira vez na vida da Associação, foi constituída uma equipa de resgate em altura, para eventuais acidentes no parque eólico, entre outros locais.
- Estabilização e consolidação financeira da Associação, em resultado da gestão rigorosa e criteriosa da Direcção ao longo deste mandato. Os pagamentos estão em dia e a situação financeira da associação é desafogada, o que não é comum nas associações congéneres.
- Foram actualizados os estatutos da Associação.
- Foi criada a página da Associação na Internet (http://www.bvfafe.pt/), com milhares de visitas.
- Aumento do número de associados.
- Representação da instituição nos órgãos sociais da Federação de Bombeiros do distrito de Braga, o que há muito não acontecia (um por parte da direção, outro do comando).  

Para os próximos três anos, os órgãos actuais propõem-se continuar a sua acção de valorização, enriquecimento e melhoria da Associação Humanitária, designadamente:

- Concretização das obras de requalificação e melhoria das condições do quartel, que decorrerão ao longo do presente ano.
- Aquisição, após candidatura já aprovada, de um veículo florestal de combate a incêndios (há mais de duas décadas que a corporação não recebia viatura do género).
- Criação de uma escola de formação de bombeiros, em parceria com a Câmara Municipal de Fafe.
- Continuação de um trabalho sério, empenhado e permanente ao serviço dos Bombeiros Voluntários, no sentido de engrandecer a Associação.
- Manutenção do excelente relacionamento com as instituições e autarquias locais, em especial com a Câmara Municipal de Fafe, que muito tem apoiado a corporação.
- Recusa da partidarização e politização dos Bombeiros Voluntários de Fafe, já que entendemos que devem existir condições para a maior tranquilidade, isenção e paz social no âmbito da corporação.
- Criação de condições para que o corpo activo exerça cabalmente as suas funções, a nível técnico e humano, apostando na melhoria das condições operacionais.
- Prosseguir a politica de apetrechamento do parque de viaturas, ao nível médico e de combate aos incêndios, tentando optimizar os apoios do Estado, das autarquias e dos particulares, o que se tem feito até agora.
- Continuação da angariação de novos associados entre a população do município, no sentido de que em todos os fafenses deve haver um associado.
- Manutenção do sector cultural, desportivo e recreativo dos bombeiros, criando condições para a sua consolidação e desenvolvimento.
- Respeitar, ouvir e dialogar com os elementos do corpo activo, nas decisões estruturantes que lhes digam respeito.
- Continuação da política de aproximação dos bombeiros à comunidade, chamando, de igual forma, a comunidade aos bombeiros, com acções de aproximação a partir das escolas e jardins-de-infância.

São apenas algumas das propostas e iniciativas que têm como propósito tornar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe cada vez maior, melhor apetrechada e melhor formada, para responder com profissionalismo às solicitações dos fafenses, em cada dia que passa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem hajam pelo trabalho desempenharam. Votos de franca continuidade pois é com pessoas assim que o lema desta associaçao " VIDA POR VIDA " se mantem sem interesses alguns de protagonismo individuais. Continuem e contem com o auxilio merecido.
Cumprimentos, Transportes Freitas

ARTUR COIMBRA disse...

Um grande abraço aos Transportes Freitas, pelo apoio concedido à nossa corporação, que é a de todos os fafenses!