segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

José Dias encantou amigos e admiradores




O jovem pianista fafense José Dias levou cerca de duas centenas de familiares, amigos e admiradores ao Teatro-Cinema de Fafe, na noite fria de sábado, para assistir a um magistral concerto em que revisitou os compositores F. Liszt (1811-1886), C. Debussy, R. Schumann (1810-1856) e S. Rachmaninoff (1873-1943).
Não faltaram os pais (babados), os familiares, os imensos amigos, entre os quais se contavam o presidente da Câmara, José Ribeiro e os vereadores Pompeu Martins, Antero Barbosa e Helena Lemos, como nomes mais sonantes.
José Dias demonstrou a sua elevada craveira artística e o seu virtuosismo, ao interpretar difíceis e longas peças pianísticas inteiramente de memória, de cor, sem qualquer partitura à frente, num exercício absolutamente fantástico. Genial!...
Também de realçar a sua preocupação pedagógica, levando-o a uma adequada apresentação dos compositores e do conteúdo das obras, antes de as interpretar, com uma mestria que começa a tornar o pianista um caso sério no panorama musical internacional.
Uma noite luminosa de José Dias, para orgulho de Fafe e dos fafenses que tiveram o privilégio de trocar uma noite de futebol por uma noite de cultura!
Muitos parabéns e um auspicioso futuro para o nosso artista, que vai longe, muito longe, no panorama da música clássica!
Após as férias de Natal e Ano Novo no seu país, José Dias parte já esta segunda-feira de regresso à sua actividade e ao seu doutoramento na longínqua África do Sul. Um grande abraço amigo!

Fotos: Manuel Meira Correia.

Sem comentários: