quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Obra "JC Vieira de Castro" apresentada na Biblioteca Municipal: reportagem fotográfica

 

Como estava previsto, realizou-se esta segunda-feira na Biblioteca Municipal de Fafe a apresentação da segunda edição da obra "JC Vieira de Castro", de Fernando Moniz Rebelo, edição da Câmara Municipal, com o mecenático e louvável apoio do conceituado empresário José Maria Moniz Rebelo e da multinacional BP.
Trata-se da reedição de uma obra publicada inicialmente em 1993 pela autarquia.
A oportunidade para a apresentação da obra teve a ver com o facto de José Cardoso Vieira de Castro, um emérito descendente de fafenses, oriundos da Quinta do Ermo, em Paços, objecto do estudo, ter nascido exatamente em 2 de janeiro de 1838, há 174 anos.
O vereador Pompeu Miguel Martins abriu a sessão, dizendo da sua satisfação pela abertura da atividade cultural da Câmara em 2012 com o lançamento de mais uma obra de um autor fafense, já falecido e editada pela edilidade, para enriquecimento da cultura local.


Artur Coimbra fez depois a apresentação do livro, falando do autor, Fernando Moniz Rebelo, fafense nascido em 1927 e que se licenciou em Histórico-Filosóficas em 1955, exatamente com uma tese sobre José Cardoso Vieira de Castro, sugerida pelo padre António Coelho de Barros. Para elaborar a sua tese, Fernando Moniz Rebelo frequentou bibliotecas públicas e particulares e alfarrabistas de diversas cidades. Partiu quase do zero e assumiu-se assim como um trabalho pioneiro de elevado alcance cultural para a época. Essa a sua enorme contribuição para o conhecimento da vida e obra do maior amigo e confidente de Camilo Castelo Branco.
O percurso de José Cardoso Vieira de Castro foi apresentado com imagens e palavras que tornaram inteligível a obra que juntou dezenas de familiares e amigos na Biblioteca, na noite fria de segunda-feira.
Além do irmão José Maria Moniz Rebelo e de outros familiares, avultou na mesa a presença da filha do autor, Cristina Moniz Rebelo, professora de biologia da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã.






Fernando Moniz Rebelo, que faleceu prematuramente em 1990, vítima de doença incurável, ainda antes da publicação da sua obra, deixou dois outros filhos, José Alberto e Fernando.
Aqui ficam algumas fotografias de Manuel Meira Correia que ilustram a apresentação da obra, os seus intervenientes e a assistência.

Sem comentários: