domingo, 1 de janeiro de 2012

Pianista fafense José Dias “abre” programação de Janeiro do Teatro-Cinema de Fafe

Sábado, 7 de Janeiro, 21h30
Preço: 3 €
Duração: 90’ (c/intervalo)
Classificação: M/6

A programação do Teatro-Cinema de Fafe para o mês de Janeiro arranca na noite deste sábado, dia 7 , em plena semana de reis.
O jovem fafense José Dias dá um recital de piano, a partir das 21h30, para gáudio dos seus conterrâneos, regressando em grande ao local onde brilhou há exactamente dois anos: o Teatro-Cinema.
José Dias nasceu em Fafe em 1982 e recebeu as primeiras lições de piano aos 12 anos de idade, mais tarde frequentando as Academias de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães e José Atalaya em Fafe. Já nessa altura obteve o primeiro prémio no concurso de piano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga. Após começo do trabalho com os pianistas Luís Magalhães e Nina Schumann, José Dias viajou para a África do Sul onde frequentou sob sua orientaçõ a Universidade de Stellenbosch. Desta instituição viria a obter com distinção o Bacharelato e Honours (Licenciatura) em Música na área de interpretação pianística.
José Dias  prosseguiu depois os estudos pianísticos na Hochschule für Musik und Theater de Zurique (Suíça) na classe do eminente pianista e pedagogo Konstantin Scherbakov. Sob sua orientação completou o Konzertdiplom com distinção. Em 2005 seria já convidado a acompanhar o maestro Scherbakov como seu aluno numa série de aulas públicas durante uma viagem cultural no Mar Negro a bordo do cruzeiro MS Europa organizada pelo Lucerne Festival (Suíça).
José Dias participa regularmente em Masterclasses orientadas por pianistas como Bárbara Dória, Joseph Stanford, Ella Fourie, Anton Nel, Vladimir Viardo e Alexei Lubimov. Para além dos seus regulares recitais de piano, lied e música de câmara, já se apresentou também como solista com orquestras como a University of Stellenbosch Symphony Orchestra (USSO), Kunst Universiät Graz Orchester, KwaZulu-Natal Philarmonic Orchestra de Durban e Cape Town Philarmonic Orchestra, sob a direcção de maestros como Corvin Matei, Xandi van Dyk, Young Kyu Song, Christopher Dowdeswell e Dr. David Tidboald.
Em meados de 2007 José Dias regressou à África do Sul para ocupar a posição de pianista, repetiteur e vocal coach na Ópera de Cape Town. Para além de orientar os cantores intérpretes das óperas em cartaz, acompanha ao piano ensaios de produção - até ao presente esteve envolvido directamente em produções de mais de 30 óperas diferentes, de épocas e compositores tão distantes e variados como Monteverdi e Gershwin. O seu trabalho como pianista acompanhador principal da companhia proporcionou a sua participação em centenas de concertos por todo o país.
Em 2011, José Dias iniciou paralelamente os seus estudos de Doutoramento na Universidade da Cidade do Cabo sob orientação prática do renomado pianista Prof. François du Toit e fazendo a sua pesquisa musicológica sob supervisão do compositor Hendrik Hofmeyr, abordando o tema das Baladas para Piano. Poucos meses após o começo dos estudos, José Dias foi já vencedor do maior prémio pianístico da Universidade e por consequência as suas apresentações em público têm vindo a multiplicar-se. 2012 será um ano dedicado aos estudos e a trabalho concertístico intensivo, com espectáculos agendados na maior parte dos festivais sul-africanos, apresentações com orquestra e participações em festivais internacionais na Europa e USA.
PROGRAMA

F. LISZT (1811-1886)
Duas Lendas S.175
I – São Francisco de Assis pregando aos pássaros
II ­­– São Francisco de Pádua caminhando sobre as águas
C. DEBUSSY
Estampas
I – Pagodes
II – Noite em Granada
III – Jardins sob a chuva
* INTERVALO*
R. SCHUMANN (1810-1856)
     Faschingsschwank aus Wien Op.28
(Partida de Carnaval de Viena)
Allegro
Romanze
Scherzino
Intermezzo
Finale

S. RACHMANINOFF (1873-1943)
Estudos-Quadros Op. 33
No. 3 em Dó menor
No. 7 em Mi bemol
No. 8 em Sol menor
No. 9 em Dó sustenido menor

Sem comentários: