quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“Fafense solidário”: uma louvável iniciativa para apoio aos idosos que vivem isolados no município

Foi hoje assinado um protocolo de inegável importância social para o nosso município.
A Câmara Municipal, a Guarda Nacional Republicana, a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe e 18 Juntas de Freguesia do concelho, rubricaram um documento que tem em vista o apoio aos idosos do concelho, sobretudo os mais isolados e solitários.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença das entidades envolvidas.
O presidente da Câmara considerou, na oportunidade, que o protocolo tem em vista prestar apoio aos idosos que no concelho estão sozinhos e mais vulneráveis, por opção ou por circunstâncias da vida, em áreas como a saúde e a segurança. José Ribeiro considerou que o que se pretende é evitar a institucionalização dos idosos, sendo importante garantir o afeto, o carinho e o respeito pela privacidade e intimidade dos seniores que vão ser acompanhados nesta campanha.
O autarca espera que o envolvimento de todas as entidades subscritoras evite que aconteça em Fafe “o que infelizmente tem sucedido nos grandes centros urbanos”.
O documento assinado parte da premissa de que “as situações de dependência decorrentes de idade, doença, convalescença, incapacidade, isolamento ou simplesmente condição económica precária, constituem uma problemática de extrema relevância na sociedade portuguesa, nomeadamente face ao envelhecimento da população em geral e, em particular, decorrente da atual conjuntura económica e social que atravessamos”.
Como resposta social, a Câmara Municipal de Fafe tem pautado a sua ação numa vertente acentuadamente humanista e voltada para o apoio aos mais desfavorecidos, designadamente através de diversos programas de apoio a estratos sociais mais desfavorecidos.

A interessante figura dos “vizinhos solidários”

Nas zonas periféricas do concelho escasseiam respostas para os idosos mais isolados e tendo em conta o acentuado envelhecimento populacional, o Serviço de Ação Social da autarquia efetuou um levantamento exaustivo dos referidos idosos, bem como a identificação de “vizinhos solidários”, que constituam retaguarda de apoio aos seniores, em atos considerados “voluntários e solidários”.
Os idosos identificados são em número de 104 e dispersam-se pelas freguesias de Aboim, Arões S. Romão, Arões Santa Cristina, Cepães, Fornelos, Monte, Paços, Pedraído, Queimadela, Quinchães, Ribeiros, Seidões, Serafão, Silvares S. Martinho, Travassós, Várzea Cova, Vila Cova e Vinhós.
O inventário dos idosos a serem apoiados será objeto de atualização permanente.
De salientar ainda que os “vizinhos solidários” aceitaram colaborar com as entidades intervenientes no processo, no sentido de assegurar proteção, apoio, segurança e comunicação com os idosos inventariados, tendo por escopo um ponto de apoio mais próximo e uma vigilância permanente, obviamente sem intromissão na vida privada de cada um, competindo-lhes efetuar a comunicação de qualquer ocorrência grave ou falta de rotina que se manifeste preocupante, às entidades subscritoras do protocolo.

Sem comentários: