domingo, 18 de março de 2012

D. Carlos trouxe a Fafe milhares de pessoas!

É inacreditável o entusiasmo popular em torno das III Jornadas Literárias de Fafe e do seu lema maior “Fafe dos Brasileiros”. Fafe é definitivamente uma terra de cultura, de apego às tradições ancestrais, de solidariedade e alegria.
Na sexta à noite, o Teatro-Cinema foi pequeno para albergar tanta gente que queria ver o espectáculo “Com Fafe ninguém Fanfe”, e por onde passaram os fafenses maiores dos finais do século XIX e primeira metade do século XX. Brasileiros, capitalistas, empresários, autarcas, homens e mulheres que deram ao município a sua face moderna e mais actual.
Por aqui passaram nomes ilustres de homens como José Ribeiro Vieira de Castro, Comendador Albino de Oliveira Guimarães, José Florêncio Soares, Monsenhor Vieira de Castro, Visconde Moreira do Rei, Artur Pinto Bastos, João Crisóstomo, José Cardoso Vieira de Castro, Fidalgo da Luz e muitos outros.









O Grupo Nun’Álvares terminou a noite com uma reconstituição em que traçou a acção dos brasileiros na construção do hospital, do Jardim do Calvário e da Igreja Nova, entre outros momentos estruturantes.
Já no sábado, os ilustres fafenses do passado concentraram-se no recuperado Club Fafense (e que belo ele está!...), deambulando depois pelos museus da cidade e pelo Jardim do Calvário, em ponderosas recordações.


Nas ruas, eram uma aula de história ao vivo pela cidade!...
O destaque da tarde foi para a Escola de Bailado de Fafe, com majestosas encenações na Casa da Cultura e no Jardim do Calvário. Um portento de arte, ritmo e… muito frio!




À noite, o Teatro-Cinema foi palco de uma representação da Gata Borralheira, seguida de um baile de época, organizados ambos pela Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Industrial e Comercial de Fafe.
Na tarde de domingo, 18 de Março, milhares de pessoas, apesar do tempo instável, encheram as ruas da cidade para assistirem ou participarem na recriação da vinda do Rei D. Carlos I a Fafe, o que efectivamente aconteceu em 1906 e 1907.
Foi um momento vibrante de bairrismo, de esplendor da cultura, de paixão das freguesias pelo seu melhor, através de esplêndidas mostras etnográficas que orgulham o concelho e as suas gentes. Juntas de freguesia, associações e populares deram vida, cor e conteúdo ao que Fafe tem de melhor!
Parabéns a todos por estes momentos mágicos!



Fotos de Manuel Meira Correia!

Sem comentários: