domingo, 22 de abril de 2012

Bombeiros de Fafe em festa: “uma instituição que honra Fafe”!



Na manhã deste domingo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe festejou o seu 122º aniversário, cumprindo o programa estabelecido e que está referido no post anterior.
A única alteração que se registou tem a ver com a mostra de equipamento individual de bombeiros e bênção de viaturas, que estava prevista para a Praça 25 de Abril, junto ao Monumento dos Combatentes da Grande Guerra e acabou deslocada para o quartel.
Os momentos altos aconteceram frente à Câmara Municipal, nos cumprimentos às autoridades municipais e convidados e na parada do quartel, onde foram apresentadas duas ambulâncias de transporte de doentes, adquiridas nos últimos meses, bem como duas viaturas de combate a incêndios, recuperadas e beneficiadas simpaticamente pela firma Auto Império, na Zona Industrial do Socorro.
Foram ainda atribuídas distinções a diversos bombeiros voluntários, as mais significativas das quais são os crachás de ouro da Liga dos Bombeiros atribuídos a cinco bravos “voluntários da paz”. Uma vida inteira dedicada à vida e aos bens dos outros, o que é admirável!
A sessão contou ainda com o “baptismo” e a “praxe” de sete novos Bombeiros de 3ª, os quais concluíram com aproveitamento o Curso de Instrução Inicial de Bombeiro. Levaram um monumental “banho” das mãos do comandante adjunto que os deixou absolutamente “como pitos”, na expressão que ouvimos na altura.
A cerimónia terminou com as intervenções de diversas individualidades presentes, entre as quais o presidente da Direcção, Pedro Frazão, o Comandante Operacional Distrital, Hercílio Campos e o Presidente da Câmara, José Ribeiro.
Todos eles felicitaram a corporação por mais um auspicioso aniversário, deram os parabéns aos homenageados com as distinções honoríficas e desejaram as maiores venturas aos novos ”recrutas”. O ambiente foi de grande afecto à causa do voluntariado e dos bombeiros fafenses, tendo o presidente da autarquia, enquanto presidente da Protecção Civil Municipal, referido que “são uma instituição que honra Fafe e nos honra a todos nós”!
Participaram nestas comemorações diversos dirigentes e comandantes de corporações do distrito e um representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.
A missa realizada na magnífica Capela de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo capelão da corporação, Padre Peixoto Lopes, que teve o amável colaboração do pároco da cidade, João Fernando, que prodigalizou palavras de apreço pelos bombeiros, foi brilhantemente solenizada pelo Coral Santo Condestável, sob a direcção do maestro Francisco Ribeiro, e que voltou a demonstrar a elevada qualidade interpretativa a que habituou a cultura local.
Alguém dizia, no final, que pareciam anjos a cantar música celestial!...

Aqui ficam algumas fotos das comemorações, da autoria do associado Manuel Meira Correia!













1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite Dr. Artur Coimbra.
Agardecia a sua consulta ao blog
" TARRENEGO " para ver alguns textos sobre a nossa BOMBA.
Abraço Miguel Doellinger