sábado, 21 de abril de 2012

Bombeiros Voluntários de Fafe festejam 122 anos este domingo

Os Bombeiros Voluntários de Fafe estão em maré de aniversário. Na passada quinta-feira, 19, passou o 122º aniversário da sua fundação oficial, registada em 19 de Abril de 1890, como se sabe.
As comemorações oficiais de mais um aniversário têm lugar este domingo, 22 de Abril, com um programa que decorre durante a manhã. Um programa rico de simbolismo e de amor à causa do voluntariado, e durante o qual serão mostrados à população (assim o tempo o permita) equipamentos individuais de bombeiro e benzidas novas viaturas (Praça 25 de Abril) e incorporados novos bombeiros na corporação.
As cerimónias deste ano estão fortemente condicionadas pela realização das obras de beneficiação e requalificação do quartel, o que leva, por exemplo, a que a missa campal realizada habitualmente na parada, seja transferida para a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na Granja.
O programa do 122º aniversário está assim organizado:
07h00: Alvorada com terno de clarins na Casa Escola.
07h45: Formatura Geral do Corpo de Bombeiros e Hasteamento de Bandeiras (Nacional, Associativa e Concelho)
08h00: Colocação de um ramo de flores no Monumento ao Bombeiro, seguindo-se a romagem aos Cemitérios de Silvares S. Clemente, Moreira do Rei e Fafe.
10h30: Cumprimentos às Autoridades e Convidados junto ao edifício da Câmara Municipal de Fafe, pelos Órgãos Sociais, Quadro de Comando, Quadro de Honra, Quadro Activo, Estagiários, Cadetes, Infantes e Quadro de Reserva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe.
10h45: Mostra de equipamento individual de bombeiros e bênção de viaturas, na Praça 25 de Abril, junto ao Monumento dos Combatentes da Grande Guerra.
11h00: Celebração de missa na Capela da Nossa Senhora de Fátima, por alma dos sócios, benfeitores, dirigentes e bombeiros falecidos.
11h45: Imposição de medalhas a vários elementos do Corpo de Bombeiros e ingresso como Bombeiros de 3ª dos elementos que concluíram o Curso de Instrução Inicial de Bombeiro.

Sem comentários: