quinta-feira, 26 de abril de 2012

Monumento homenageia em Fafe o Poder Local na altura em que é mais atacado e humilhado

Englobado nas comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril, foi inaugurado formalmente, na chamada rotunda da “Rua de Baixo”, o Monumento ao Autarca e ao Poder Local, que fica como homenagem ao que todos os autarcas de todos os partidos, nas freguesias e na câmara, desde o 25 de Abril, fizeram pelo concelho, conferindo-lhe o “rosto” que hoje tem e que nada tem a ver com o que apresentava em 1974.
O próprio presidente da Câmara, José Ribeiro, evidenciou que o Poder Local é consagrado para a posteridade, com alguma ironia, numa altura em que sofre os maiores ataques por parte do poder central, à autonomia financeira e administrativa das autarquias, visando reduzir os autarcas a “mangas-de-alpaca”. Identificou, nessa ofensiva contra a autonomia local consagrada pela Constituição e pela lei, claramente, a polémica lei da reforma administrativa, que tanta tinta tem feito correr e se destina apenas a extinguir freguesias e municípios e a lei dos compromissos, que tem em vista paralisar a administração local.

A placa inaugurativa foi descerrada pelo presidente da Câmara e pelos presidentes de Junta mais antigos do concelho, no caso, os de Fafe e de Ardegão

Rogério Almeida, autor da ideia, o segundo a contar da esquerda
O Monumento ao Autarca e ao Poder Local, que não é de fácil leitura, e tem suscitado as mais variadas apreciações, nasceu de uma ideia do fafense Rogério Augusto Rebelo Almeida, que venceu um concurso de ideias lançado para o efeito.

O projecto original, que sofreu alguns ajustamentos, quanto aos materiais, tem as seguintes linhas de força, nas palavras do seu autor:

“Procurei criar um conjunto de tês peças (elementos) que esteticamente simbolizem – quer através da composição dos elementos e os contrastes que lhe são inerentes, entre si, quer com a sua integração no local da sua implantação – a terra (concelho), o Poder Local e os Autarcas.

1. Peça Central: Coluna “Obelisco” em granito (pedra da região) representa a Localidade, a Região – o concelho de Fafe.

- Entre os elementos representados, a localidade é o elemento mais antigo porque a realidade da “terra” é anterior à ideia do “poder” – e foi assim representada através de uma Coluna (tipo obelisco monumento que vem da antiguidade)
- A pedra do obelisco, que é um elemento natural, demonstra que o trabalho do homem sobre a sua superfície, altera apenas a sua forma mas não altera as suas características – de força, de vigor, de tendência para o eterno.
- Sobre a superfície do granito serão gravados o nome de Fafe, sede do Concelho e, em seu redor, os nomes de todas as freguesias de Fafe, sendo que os caracteres da primeira deverão ter o dobro da dimensão dos caracteres das restantes.
- A parte superior do obelisco afunila em forma de chama representativa da expressão máxima de liberdade.

- Peça intermédia Folhas em ferro (material que tem uma relação intrínseca do homem com a natureza, sendo um elemento com um papel essencial no processo de criação estética e funcional do homem) que envolvem a coluna central de uma forma protectora: representam os dois poderes de administração autarca (Câmara Municipal e Juntas de Freguesia) que serão gravadas em cada uma das placas.

Peça Exterior – Figuras humanas interligadas em inox (material que oferece mais luminosidade e conservação no tempo) “dando forma” à interligação dos poderes, como uma característica da actividade humana. Esta peça ficará em redor das outras peças, não partindo da base mas sim do jardim, dando à ideia de ligação incidível à origem (terra) e ao mesmo tempo a continuidade da espécie humana.
Representam os autarcas interligados no interesse e no bem comum do concelho, e sem as cabeças invocando a ideia da pluralidade, interacção de valores e objectivos e anonimato”.

Algumas concepções ficaram; outras foram diluídas nos elementos que foram trabalhados, nos materiais seleccionados para dar maior beleza e enquadramento ao grupo escultórico.
Está de parabéns o autor da ideia, como de parabéns está a autarquia, por embelezar e enriquecer mais uma rotunda de acesso à nossa bela cidade de Fafe!

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Mais um queixinhas contra a LCPA!

ARTUR COIMBRA disse...

Não sei a que se refere o comentário, mas um pouco de educação não fica mal a ninguém! Sobretudo a quem, como sempre acontece, cobardemente, nubca dá a cara!