segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vitorino honrou Fafe que esqueceu Vitorino!

O conhecido cantautor alentejano Vitorino, que comemorou há pouco os seus 35 anos de lides musicais, actuou este sábado à noite no Teatro-Cinema de Fafe, no segundo espectáculo do projecto “Concertos Íntimos”, que arrancou com a actuação de Áurea em final de Fevereiro.
Falar de Vitorino é falar de um dos maiores criadores de canções e intérpretes do nosso país. Vitorino tem uma carreira Ímpar, já com mais de 30 obras discográficas editadas.


Foi companheiro de canções de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho; fez parte de projectos como Rio Grande e Lua Extravagante, juntamente com Rui Veloso, Tim, Jorge Palma, Janita Salomé e João Gil.
Vitorino tem cantado pelo mundo com vários projectos a nível internacional em países como Cuba, Argentina, sendo considerado dos cantores portugueses com mais prestígio.
Foi dos poucos artistas a ser condecorado cavaleiro da Ordem da Liberdade por um Presidente da República pelo seu percurso artístico.
Vitorino ficará para sempre na história da música portuguesa.

Acompanhado ao piano e teclados por Sérgio Costa, à bateria por Rui Alves, à guitarra pelo seu irmão Carlos Salomé e aos saxofones pelo sobrinho Daniel Salomé, Vitorino encantou a plateia da sala fafense com um fantástico espectáculo de mais de uma hora e meia em que revisitou muitas das suas canções, algumas com letras de António Lobo Antunes, outras reinterpretando imortais temas de Zeca Afonso.
Foi uma noite linda, em que se ouviram temas paradigmáticos como “Alentejanas e Amorosas”, “Maria da Fonte”, “Menina estás à janela”, ou “Vou-me embora”, entre muitos outros.

Vitorino esbanjou simpatia, elogiou Fafe, o seu vinho, o seu apego à República, a sua vivência cultural, que o tornam um doce… abrigo!...
Acabou mesmo por fazer aqui a estreia mundial de um novo tema em que retraça a liberdade e a revolta, seus temas de eleição.
Foi uma noite memorável, para quem a ela teve o privilégio de assistir. Infelizmente, foi o menos frequentado dos “concertos íntimos”, sinal de que, afinal de contas, “aqueles – sempre os mesmos – que sempre abarbatam os bilhetes”, ou estavam distraídos, ou estavam de férias ou foram a Coimbra ver a final da Taça da Liga. Ou talvez não. O mais certo é estarem nos cafés da nossa “24 de Julho”, a dizer mal da sua terra, “onde nada se passa, nada acontece”.
E, de facto, para muita gente desta terra, a Terra não se move!...

Na tarde de sexta-feira, como sempre acontece, o cantor esteve disponível para conversar com dezenas de jovens das escolas do nosso concelho, numa aproximação artista-público que não era possível há alguns anos, sem dúvida! Vitorino falou de si, da sua carreira, da sua música, das suas ideias, dos seus valores!
Espectáculo!

Depois, visitou demoradamente na Casa Municipal de Cultura os museus da emigração e da imprensa. Adorou!

Fafe foi no seu coração, não tenhamos a mínima dúvida!
Vitorino: uma imensa simpatia!

Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários: