quarta-feira, 20 de junho de 2012

Grande noite, em torno de Jorge Oliveira!...

Jorge Oliveira, terceiro a contar da direita, no meio dos amigos do Projecto Partilha
Cerca de uma centena de pessoas presenciaram, na noite da passada sexta-feira, no auditório da Junta de Freguesia de Antime, a apresentação do segundo livro de poesia do conhecido fotógrafo Jorge Oliveira, com o título Palavras que me tocam. Por ti!...
Um livro de amor, dedicado em pleno à sua esposa.

Depois de uma breve apresentação, em danças de salão, do par, Inês e Rui (Leões do Ferro), exibiu-se, numa primeira apresentação pública o grupo de música Projecto Partilha, com músicos de Guimarães e de Fafe, com poemas (em português) e sonoridades de grande interesse.
Seguiu-se um breve momento de leitura de poesia, começado pelo filho mais velho do autor e continuado por Artur Coimbra e Armando Teixeira, sob o violino de Teresa Marinho.


Finalmente, constituiu-se a mesa, para a apresentação da obra, tendo usado da palavra a presidente da Junta, Isaura Nogueira; Carlos Afonso, autor do prefácio, que elogiou a simplicidade e naturalidade dos versos de Jorge Oliveira, traçando a similitude com algumas características da poesia de Almeida Garrett (o “te” e o “tu”); o presidente da Câmara, José Ribeiro, que falou da sua longa amizade com o autor e disse da sua admiração da obra e da paixão de Jorge Oliveira, pela escrita, pela fotografia e pela mulher; finalmente, o autor, que fez os agradecimentos emocionados e falou da sua arte, prometendo voltar, quando for possível…
Uma grande noite, para quem a ela teve o privilégio de assistir!...



O poeta, Jorge Oliveira, agradecendo, nas palavras finais

Aqui fica um poema de um livro que vale a pena saborear.

Mil vezes mil

Mil palavras que de tua boca saem,
Mil sabores que me atraem,
Mil desejos nascidos nos beijos
Dos meus anseios.

Mils contos saídos da noite,
Mil encontros ao luar,
Mil actos de louvar
Por um amor que vai durar.

Mil olhares sentidos,
Mil sentimentos retidos.
por ti faço mil asneiras
De todas as maneiras.

Mil vezes mil
São as vontades de te amar.
Assim, aqui e agora,
Me estou a confessar.

Sem comentários: