sábado, 30 de junho de 2012

Viagem pelos Monumentos da cidade de Fafe (VI)

MONUMENTO AO EMPRESÁRIO
Da autoria do escultor Carlos Costa, o belíssimo e imponente Monumento ao Empresário foi inaugurado em 27 de Maio de 2000, pelo Secretário de Estado do Comércio, Osvaldo de Castro, no quadro das comemorações do 80º aniversário da Associação Comercial e Industrial de Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto.
Localizado na rotunda de Cavadas, o monumento foi financiado pela Câmara Municipal e o seu custo rondou, na altura, os 38 mil contos (190 000 euros).
O Monumento ao Empresário pretende homenagear os agentes económicos, os industriais e comerciantes que ao, longo dos anos, têm contribuído para o desenvolvimento do concelho. As colunas verticais apelam ao equilíbrio entre a produção e as vendas, enquanto a esfera armilar, no topo, simboliza a importação e a exportação dos produtos e a presença dos empresários no mundo. O lago circular personifica o mundo aberto sem fronteiras, numa leal concorrência de mercado, ideia amparada e abraçada, no monumento, pelos elementos simbólicos do empresário e da empresária. A calçada em pedra solta (granito da região), representa o percurso da vida empresarial.

Sem comentários: