terça-feira, 26 de junho de 2012

Viagem pelos Monumentos da cidade de Fafe (II)

MONUMENTO À JUSTIÇA DE FAFE
Cronologicamente, é o segundo monumento a ser erigido na cidade de Fafe, exactamente meio século após o primeiro, laureando os mortos da grande guerra e de que falámos no post anterior.
Todos os fafenses sabem que a “Justiça de Fafe” é um dos símbolos referenciais maiores, embora controverso, desta cidade. É para muitos o verdadeiro “ex-libris” de Fafe. Como tal, não podia deixar de haver um monumento evocativo dessa tradição, que percorre o país de lés a lés, associada ao nome de Fafe e ao que por aqui vai acontecendo, nem sempre pelos melhores motivos.
O monumento à Justiça de Fafe foi inaugurado pelas 11 horas do dia 23 de Agosto de 1981, no espaço traseiro do Palácio da Justiça. A sua implantação mereceu, na altura, o reparo de alguns sectores de opinião local, que advogavam a sua localização num espaço com maior visibilidade. Hoje merece o reparo de outros, como se sabe.
A construção do monumento era ideia já antiga, no sentido de mostrar a quem visita a cidade o símbolo maior deste concelho, tantas vezes utilizado em cartazes e outras formas de promoção da terra. A sua concretização, segundo a imprensa da época, deveu-se à iniciativa do falecido Eng.º Mário Valente, na altura técnico da Câmara Municipal e que congregou à sua volta o apoio de dedicados fafenses, destacando-se João da Costa, Carlos Alberto Soares, Abílio Peixoto de Freitas e António Magalhães, constituídos em comissão promotora e que desde o início teve o inteiro apoio da autarquia.
A cerimónia de inauguração integrou-se na Festa do Emigrante, realizada durante dois dias e contou com a presença do Governador Civil de Braga, Dr. Fernando Alberto Ribeiro da Silva, do Presidente da Câmara de Fafe, Dr. Parcídio Summavielle, vereadores, autarcas das Juntas de Freguesia, muitos emigrantes e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Fafe.
As figuras que compõem o monumento são fundidas em bronze e medem 2,20 metros cada, pesando no seu conjunto cerca de duas toneladas.
A sua escultura é obra do escultor portuense Eduardo Tavares, professor de Belas Artes.
O custo total do monumento rondou os 800 contos (4 000 euros), tendo a comissão promotora conseguido apoios financeiros por parte da Câmara Municipal, Governo Civil, comércio e indústria locais, emigrantes em França e público em geral.          

1 comentário:

Faustino Monteiro disse...

Como outrora disse (e bem dito) as opiniões valem o que valem (neste caso uso a frase para o meu comentário - os comentários valem o que valem.

Se me perguntarem (estando eu em cima da Arcada) onde fica o monumento à Justiça de Fafe, ainda tenho de pensar uns valentes segundos... e conheço-o razoavelmente. Eu acho que devia (o monumento) estar em local mais visível, um local com mais passagem.

Pode-se passar dezenas de vezes pela estátua e quase não se dá por ela, dado que fica num plano acima da "visibilidade normal" de um transeunte/turista.

Não sei se o momento, para o mudar de lugar é o mais apropriado, mas que merece mais do que "as traseiras" do Tribunal, eu acho que merece.

E porque não na frente do tribunal?