quarta-feira, 27 de junho de 2012

Viagem pelos Monumentos da Cidade de Fafe (III)

MONUMENTO AO BOMBEIRO - FÉNIX RENASCIDA
A construção do Monumento ao Bombeiro foi aprovada pela Câmara Municipal de Fafe em reunião realizada em 6 de Outubro de 1982, sob proposta do então Vereador e Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Prof. Humberto Gonçalves. Com aquela iniciativa, pretende-se prestar dessa forma marcante, digna e perene uma homenagem justa, devida e merecida aos Bombeiros de Portugal em geral e aos Bombeiros de Fafe, em particular, por tudo quanto em prol da comunidade fazem e por todo o relevante esforço na defesa do homem, da sociedade e do ideal colectivo colocam, como verdadeiros e indefectíveis soldados da Paz.
O projecto foi aprovado em 22 de Novembro de 1989 pelo Executivo e a obra adjudicada em 7 de Fevereiro seguinte, elevando-se o seu custo a 8 300 contos.
O Monumento, que mede sete metros de altura, foi inaugurado em 19 de Abril de 1991, na rotunda ao cimo da Avenida do Brasil.
É autor do projecto o artista António Santana e com ele pretende representar, de forma estilizada, a Fénix Renascida, um dos símbolos mais emblemáticos dos bombeiros portugueses. 

Sem comentários: