sábado, 30 de junho de 2012

Viagem pelos Monumentos da cidade de Fafe (V)

MONUMENTO AO 25 DE ABRIL
Para tornar as entradas da cidade mais aprazíveis e preenchendo uma lacuna que se fazia sentir desde a abertura ao trânsito da nova via IC5, em meados de 1998, a Câmara deliberou, nesse ano, edificar monumentos em cada uma das três rotundas localizadas nas principais entradas da cidade, organizando um concurso de ideias para a respectiva idealização. Desde logo ficou definido que os monumentos seriam constituídos por elementos escultóricos alusivos ao 25 de Abril (rotunda da Rua Cidade de Guimarães), ao Empresário (rotunda de Cavadas) e ao futuro (rotunda de Fornelos).
O primeiro a avançar foi o Monumento ao 25 de Abril, a propósito dos 25 anos daquela histórica data. Desenhado por Álvaro Oliveira Aguiar, ex-funcionário da autarquia e conceituado artista plástico, visa perpetuar nesta terra o exemplo maior do desenvolvimento, da modernidade e da melhoria das condições de vida que o regime democrático trouxe ao país em geral e ao concelho em particular.
O monumento comemorativo do 25º aniversário do 25 de Abril, data histórica que pretende homenagear, tem como epicentro a estilização de um cravo, em granito rosa, sugerindo pétalas abertas daquela flor, no topo de um conjunto de blocos formando um tronco, com rotação, indiciando nós. Em redor desse elemento central, implantam-se 25 pórticos, em tubo quadrado oxidado, que figuram os anos correspondentes aos decorridos entre 1974 e 1999.
A inauguração do hino à Liberdade, e à Democracia, ocorreu no dia 25 de Abril de 1999.

Nota: As fotos desta série de artigos são do colaborador deste blogue Manuel Meira Correia


Sem comentários: