domingo, 8 de julho de 2012

Delegação oficial de Sens (França) em visita a Fafe até segunda-feira

Uma delegação da cidade francesa de Sens, liderada pelo seu “maire”Daniel Paris, está em visita oficial à cidade de Fafe desde a passada sexta-feira, regressando a França na manhã de segunda-feira. O objectivo da deslocação é preparar a geminação entre os dois municípios que deve acontecer em Sens em Novembro próximo.
A visita da delegação francesa, que integra uma dezena de pessoas de diferentes áreas económicas, sociais e culturais, coincidiu com o fim-de-semana das Grandes Festas do concelho de Fafe em honra de Nossa Senhora de Antime (6-8 de Julho).
A comitiva foi recebida na Câmara Municipal de Fafe, no final de sexta-feira, altura em que se juntou aos presentes a cônsul francesa no Porto.
O Presidente da Câmara, José Ribeiro, disse da sua grande satisfação em receber a delegação francesa em Fafe, “uma região de muita emigração para França e essa é uma das razões que leva a esta cooperação com Sens”. O autarca manifestou grande simpatia pelo povo francês, que desde os anos 60 acolheu favoravelmente a emigração portuguesa.
“Fafe é a sala de visitas do Minho, onde se recebe bem e é isso que vamos fazer com os nossos visitantes” – prometeu o presidente do município, no início da visita, que fez coincidir propositadamente com as festas concelhias, “momento de maior dinâmica cultural, religiosa e social”.
José Ribeiro considerou, finalmente, que é vontade dos municípios de Fafe e de Sens que o protocolo de geminação entre as duas cidades “ajude a desenvolver económica e culturalmente” os dois municípios.
Daniel Paris agradeceu o acolhimento que teve na cidade de Fafe, elogiou a cultura, a literatura e a língua portuguesa, considerando-as “extraordinárias” e manifestou grandes expectativas quanto ao protocolo de geminação que está previsto ser assinado dentro de quatro meses na cidade francesa.
A comitiva de Sens visitou diversos locais do município de Fafe, assistiu à procissão e à marcha luminosa das Festas de Antime e visitou a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, na tarde de domingo.
Aqui ficam algumas fotografias da sua estada nos Paços do Concelho.




Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários: