domingo, 15 de julho de 2012

Padrões ou obeliscos na cidade: Lions e Rotary Club

Padrão do Lions Club de Fafe
Após termos passado em revista os oito monumentos que embelezam a cidade e os seus arredores desde os anos 30, portanto, nos últimos oitenta anos, incrementados nos anos mais recentes, resta-nos chamar a atenção para dois padrões ou obeliscos que estão na cidade e que, não sendo propriamente monumentos, ocupam o seu lugar simbólico no contexto urbano e sobretudo associativo.
Ambos pertencem a clubes de serviços: o Lions Club e o Rotary Club.
Na Rua António Saldanha, em homenagem ao emérito combatente antifascista, mais conhecida popularmente por Arcada, está implantado o obelisco (imagem acima) dedicado aos 25 anos do Lions Club de Fafe (1978/2003), sob o lema “Nós Servimos”. Ao cimo da coluna, o brasão do Lions Internacional e ao fundo a figuração do mapa mundi, com a indicação dos continentes.
Na Rua Serpa Pinto, está também colocado um padrão de homenagem ao Rotary Internacional, da iniciativa dos rotários fafenses, por ocasião das suas bodas de prata (igualmente 1978-2003). Uma inscrição no sopé do memorial, de linhas rectas, angulares e sóbrias, transcreve o lema da organização: “ser rotário é dar de si antes de pensar em si”.
Marco rotário

Fotos: Manuel Meira Correia

Sem comentários: