terça-feira, 3 de julho de 2012

Viagem pelos Monumentos da cidade de Fafe (VII)

MONUMENTO AO FUTURO – 1º MONUMENTO DO MILÉNIO
É o primeiro monumento do novo milénio a ser edificado em Fafe. O Monumento ao Futuro está implantado na rotunda de Fornelos e foi inaugurado em 31 de Dezembro de 2000.
Da autoria do escultor Rogério Ferreira de Sousa e do artista Yann René Thual, o Monumento – que conclui a trilogia de monumentos mandados erigir pela actual Câmara, visando embelezar e tornar mais aprazíveis as entradas da cidade – pretende simbolizar a reunião num conjunto escultórico do espírito empreendedor dos fafenses, das suas convicções e dos seus valores.
Segundo os autores, o monumento pretende significar um voto claro num concelho novo e próspero, ao mesmo tempo que celebra a esperança de um novo milénio de mais justiça, paz, progresso e solidariedade.
Na base do monumento figura a rosa-dos-ventos, em granito. Uma esfera armilar rodeia uma colina tapetada de verde, representando o mundo, entendido como “o lar comum a todas as formas de vida”, e onde se ergue uma estátua de granito com dois metros de altura, personificando as terras de Montelongo. Junto à estátua, ergue-se uma árvore que constitui o legado para o Futuro. A coroar a estrutura, erguem-se dois arcos metálicos, que evocam a aliança entre o Homem e a Natureza.

Sem comentários: