quinta-feira, 26 de julho de 2012

XXVIII Festival Internacional de Folclore Fafe 2012 este sábado à noite na Arcada

Este sábado à noite, 28 de Julho, realiza-se na Arcada, em Fafe, a partir das 21h30, o XXVIII Festival Nacional e Internacional de Folclore Fafe 2012, com a participação de sete grupos folclóricos, um dos quais estrangeiro (eslovaco).
O festival, que tem já grande fama no último fim de semana de Julho, é promovido pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões, deste concelho e tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Junta de Freguesia de Arões S. Romão, Federação do Folclore Português e Delegação de Braga do INATEL.
Além do grupo organizador, participam o Grupo Etnográfico os Esparteiros de Mourisca – Abrantes, Rancho Folclórico S. João Baptista – Nogueira – Braga, Rancho Folclórico e Cultural N. Senhora do Monte – Gaia, Rancho Folclórico de S. Miguel O Anjo - V. N. Famalicão, Folklore Railmen Ensemble Marína – Eslováquia e Grupo Folclórico Santa Maria de Moure – Barcelos.
Uma grande noite de folclore, de elevada qualidade, em perspectiva, este sábado, na cidade de Fafe, para os amantes da especialidade!

Historial do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões foi fundado em 1 de Janeiro de 1979.
Está filiado no Inatel (Fevereiro de 1997) e na Federação de Folclore Português (Março de 1999), sendo o único com estas filiações no concelho, o grupo é composto por 55 elementos. Gravou programas para algumas estações de rádio e participou em programas transmitidos pela RTP e também já se deslocou a Espanha e a França.
Em 1985 participou num Festival Internacional de Folclore realizado em França, levando assim o nome de Fafe ao mais alto nível,
Em 1987 participou num grande Festival Nacional, realizado na cidade da Maia, juntamente com outros grupos etnográficos do nosso país.
Em 1997, mais uma vez, foi chamado para o alto nível dos Festivais Internacionais, nomeadamente o concurso realizado em Versalhes-França, onde obteve entre 12 grupos o 1º lugar, que foi atribuído por unanimidade do júri.
Em 1999 foi agraciado com a medalha de prata de mérito concelhio pela Câmara Municipal de Fafe.
É ainda de salientar a participação assídua do grupo em Festivais Internacionais e Nacionais.
Desde a sua fundação é ponto de honra preservar as danças, cantares, trajes, utensílios e tudo o que possa ter interesse cultural museológico do concelho, tendo este grupo uma procura constante em elementos que possam contribuir para as suas boas actuações e de acordo com a tradição desta terra, mantendo assim uma actividade regular na pesquisa desses mesmos elementos.
O traje mais característico deste grupo é o Fato Domingueiro.
Destacam-se ainda os seguintes trajes:
Traje Domingueiro/ Romaria;
Traje de Mordoma;
Traje de Ir á Missa Rico;
Traje de Viúva Rica;
Traje de Noivos;
Traje de Chamadeira de Gado;
Traje de Feira;
Traje de Trabalho;
Traje de Moleiro.

Sem comentários: