domingo, 12 de agosto de 2012

Emigrantes fafenses conviveram no Jardim do Calvário

Mais de duas centenas de emigrantes participaram no XV Encontro de Emigrantes Fafenses, organizado pela autarquia local, com o propósito de juntar em salutar convívio os cidadãos naturais do concelho que deixaram a sua terra e se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo, em especial na Europa e no Brasil, na tarde e noite da passada sexta-feira.
Curiosamente, a RTP esteve por cá, o que é de assinalar, dado que não houve qualquer crime no decorrer do evento!...
Ao longo da tarde, realizaram-se jogos populares e de mesa (damas, cartas e dominó) e jogos tradicionais (petanca, andas, arco, saltar à corda e jogo do pião) a cargo da Associação Sonho e dos Restauradores da Granja, que motivaram de sobremaneira os participantes.






As actuações musicais, aconteceram a partir das 18h30, nelas intervindo os Castiços de Regadas e o Rancho Folclórico de S. Miguel do Monte, antes do jantar, que ocorreu pelas 20h00.
Por essa altura, subiu ao palco o vice-presidente da Câmara, Antero Barbosa, acompanhado pela vereadora Helena Lemos e por outros elementos do gabinete, bem como pelo presidente da Junta de freguesia de Fafe, José Mário Silva e pelo Comendador António Barros, emigrante no Brasil há mais de meio século. Antero Barbosa justificou a ausência do presidente da autarquia e teceu palavras de louvor aos emigrantes espalhados pelos quatro cantos do mundo, pedindo-lhes apoio e solidariedade para os “novos emigrantes” provocados pela crise que o país atravessa.

Após o repasto, prosseguiram as actuações, altura em que os portões do Jardim foram abertos à população em geral. Desta feita, actuaram o grupo de Danças e Cantares do Centro Cultural, Social e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Fafe, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões e o Grupo de Cavaquinhos da Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio (ARCO), que finalizou.


Foi um programa diferente, mais variado, mais do agrado dos emigrantes, para quem era destinado, embora estes não tenham comparecido no número que inicialmente estava previsto, o que foi pena.

Fotos: Manuel Meira Correia


Sem comentários: