quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“A Primeira República em Fafe” - Obra importante para a história nacional


A Primeira República em Fafe – Elementos para a sua história é uma obra de investigação “importante não só para a história local mas para a história nacional”. Palavras de Maria Alice Samara, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O livro, editado pelo Núcleo de Artes e Letras de Fafe, é da autoria dos historiadores Artur Ferreira Coimbra, Daniel Bastos e Artur Magalhães Leite, e foi apresentado no fim-de-semana no salão nobre do Teatro-Cinema.
Para aquela docente universitária, a obra que tem o seu prefácio “é um importante contributo não apenas para a história do concelho de Fafe, mas para a história do final do século XIX e inícios do século XX, para a história da Primeira República e do Republicanismo em Portugal”.
A sessão, com sala lotada, começou com um momento musical, a cargo de dois jovens flautistas da Orquestra Juvenil da Banda de Revelhe.
O presidente do Núcleo de Artes e Letras, Artur Coimbra, também autor de diversos capítulos da obra, abriu o período de intervenções, contextualizando o surgimento de A Primeira República em Fafe, referindo que tudo começou há dois anos, quando, no âmbito das celebrações do Centenário da República, o Núcleo de Artes e Letras promoveu um Curso Livre de História Local, sob o tema “O concelho de Fafe durante a Primeira República (1910-1926)”, em sete módulos.
A acção decorreu em Outubro e Novembro de 2010 com apreciável adesão do público interessado e teve como propósito proporcionar ao público em geral um melhor conhecimento sobre um período histórico fundamental na afirmação e desenvolvimento do concelho de Fafe.
A obra agora apresentada tem como ponto de partida a matéria apresentada naquele curso, embora o ultrapasse. Começando com a contextualização do período histórico de 1910 a 1926, são abordados temas como As raízes republicanas no concelho de Fafe, Fafe em 1910 – Breve retrato, A Proclamação da República em Fafe, Momentos e legado da I República, O governo local (1910-1926), A contra-revolução monárquica em Fafe 1911-1919 (das incursões couceiristas à Monarquia do Norte), O concelho, Ensino e escolas na I República, O associativismo na I República, O jornalismo na I República, Figuras referenciais da I República em Fafe, As ruas da República e Imagens da I República em Fafe.
Segundo o autor e organizador da obra, “não pretendendo esgotar a história daqueles tempos, já que muito fica ainda por dizer, ficam as linhas gerais do impacto que teve aquele fracturante período histórico do Portugal Contemporâneo neste município, numa investigação que teve como socorro privilegiado o fundo do Arquivo Municipal e a imprensa periódica local”.
Também Daniel Bastos e Artur Leite usaram da palavra para apresentarem as matérias que escreveram para a obra.
Maria Alice Samara fechou as intervenções, referindo que “é preciso olhar a República e o republicanismo para além de Lisboa”, acrescentando que, apesar da centralidade da capital dos acontecimentos, “tal não implica que se deva obliterar a dinâmica do resto do país”.
Para a investigadora, o livro agora publicado é de extrema importância, já que analisa o concelho de Fafe, articulando sempre a escala local com o nível nacional. “Dá a conhecer a História do período em análise, nas suas principais conjunturas e problemas, bem como as dinâmicas próprias do concelho, a par da publicação de documentos e imagens surpreendentes e de grande importância, o que permite ao leitor uma ‘viagem’ ao passado, à história, à memória e ao património, até ao Portugal de início do século XX, a uma época fundamental para a compreensão da contemporaneidade” – sublinha Alice Samara, que conclui: “esta obra contribui em muito para a ilustração de todos os que se interessam ou trabalham sobre este período da História de Portugal”.

Outras fotos (Manuel Meira Correia):









Sem comentários: