segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Chico-espertismo a contornar a lei da limitação de mandatos!

 
1. Quando se aproximam as autárquicas de 2013, começam a aflorar candidaturas, anunciadas com retumbância, ainda que inequivocamente à margem da actual legislação eleitoral. É o caso de Luís Filipe Menezes que, acabada a possibilidade legal de se recandidatar, pretende ser “recompensado” pelos “buracos” que deixou em Gaia com a titularidade da autarquia do outro lado do Douro, que tem feito gala exactamente na recuperação financeira. Isto, obviamente, se chegar a formalizar a candidatura, se esta for aceite pelos tribunais e se o eleitorado da segunda maior cidade do país for na cantiga!
Em causa está a violação da famigerada Lei n.º 46/2005, de 29 de Agosto, do tempo de José Sócrates, que estabelece “limites à renovação sucessiva de mandatos dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais”, uma matéria que há anos vinha a ser debatida no espaço político, sem solução. Desde logo, porque alguns a consideravam “antidemocrática”, pelo facto de um diploma legal se substituir à alegada soberania do eleitorado. O que estava em causa era saber-se: a) devem os líderes das autarquias ter os mandatos limitados por lei, independentemente da sua vontade, visando a saudável renovação do “pessoal político” e evitando assim a eternização dos mesmos no poder, ou b) deve outorgar-se às populações o poder de decidirem, eleitoralmente, de quatro em quatro anos, se devem ou não renovar a confiança aos “dinossauros” do Poder Local, sem olhar aos anos de governação?
Mas essa não era nem é a única questão em jogo.
Nos termos daquele diploma, que entrou em vigor em 1 de Janeiro seguinte, “o presidente de câmara municipal e o presidente de junta de freguesia só podem ser eleitos para três mandatos consecutivos, salvo se no momento da entrada em vigor da presente lei tiverem cumprido ou estiverem a cumprir, pelo menos, o 3º mandato consecutivo, circunstância em que poderão ser eleitos para mais um mandato consecutivo”. Mais se estabelecia que aqueles autarcas, “depois de concluídos os mandatos referidos, não podem assumir aquelas funções durante o quadriénio imediatamente subsequente ao último mandato consecutivo permitido”.
Este é o articulado ainda em vigor e que é absolutamente claro: os autarcas que tenham atingido o terceiro mandato consecutivo, não podem candidatar-se no mandato seguinte.
Absolutamente claro, mas o chico-espertismo sobretudo do PSD está a esforçar-se por contornar a lei, para que Menezes (PSD) se possa candidatar ao Porto… Pelos vistos, e segundo o Expresso do último sábado, o PS já não alinha nessa vigarice. Só lhe fica bem!...
Quando os interesses partidários se sobrepõem ao respeito pela legalidade e pelo “espírito do legislador”, algo está errado, e contribui para o desprestígio das instituições e para denegrir ainda mais a péssima imagem que já está consolidada da classe política. Porque o que a lei visa é a saudável renovação dos titulares dos cargos políticos a nível autárquico, o que nem sempre agrada aos aparelhos partidários, com outra lógica de interesses.
Mas não custa a admitir que a união de esforços dos “interessados”, no Parlamento, consiga “clarificar” a possibilidade de um autarca que já tenha esgotado os seus mandatos num concelho possa apresentar-se a votos num município ao lado. O CDS é contra, entendendo (e bem) que após os três mandatos definidos na lei um presidente de câmara não deve poder candidatar-se num outro concelho.
Desvirtuar este princípio é manifestamente “driblar” a lei.
Mas quando o insuspeito ministro Miguel Relvas se arroga o direito de interpretar o «espírito do legislador» e decreta que «esta reforma quando foi feita, foi sempre (no sentido de) que a limitação seria sobre o território e não sobre a função», está tudo dito do que há a esperar!...
Pode vir a ser uma interpretação correcta da lei; pode vir a ser legal, porque a lei se molda e ajusta ao que dela se pretende, para manter o domínio. Mas não deixa de ser uma vergonha e uma indecência, que deveria fazer corar quem tem algum pingo de respeito pela ética e pela moral na política, o que, desafortunadamente, vai sendo mais difícil de encontrar do que candidatos a mudar de município, para tentar a perpetuação no poder!...
 
2. O mesmo raciocínio se aplica, obviamente, às novas unidades territoriais saídas da reforma administrativa autárquica. Quer dizer, os agrupamentos ou uniões de freguesias. Um autarca que esgotou três ou mais mandatos, deveria estar impedido de se candidatar a outra freguesia ou a uma “união de freguesias”. Mas já se ouvem uns zunzuns em sentido contrário. O que francamente se lamenta, pelas razões aduzidas…
 
3. Questão diferente é saber se é justo e razoável que a lei de limitação de mandatos se aplique apenas à parte mais frágil do corpo político do país, os autarcas, deixando de fora os deputados, os ministros e os chefes dos governos regionais, dado que o presidente da República sempre esteve limitado a dois mandatos. E não é justo, nem razoável que um presidente de câmara ou de junta apenas possa exercer os seus mandatos durante 12 anos e um deputado o possa fazer durante décadas seguidas.
Mas, como diz o povo, quem manda (quer dizer, legisla) pode!... Ou não!...

Sem comentários: