segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FAFE EM VINHAIS

 
Na tarde deste sábado, o Centro Cultural, Social e Desportivo (CCSD) dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Fafe organizou um passeio até à festa da castanha de Vinhais, no distrito de Bragança. Foi um belíssimo dia, pleno de confraternização e convívio entre mais de meia centena de participantes.
Depois de uma breve paragem para café em Chaves, rumámos à vetusta vila de Vinhais (vejam só esta aliteração…), onde nos esperava o maior assador de castanhas do mundo, recorde homologado em 2007 pelo Guiness World Records, com gostosas castanhas assadas, que nos reconfortaram o estômago, quatro horas depois da saída de Fafe. E um dia fabuloso, de sol e temperatura amena.
O grupo entrou depois no Pavilhão Multiusos onde se alinhavam dezenas de “stands” com sacos de saborosas castanhas, nozes, vinhos, broa, bem como doces, geleia e muitos outros produtos locais à base de castanha. Uma festa enorme em torno das potencialidades locais, que pudemos apreciar até ao final da tarde.
De realçar ainda que, pouco antes do regresso, o grupo de música popular do CCSD fez uma arrancada musical pelo pavilhão, cantando a alma e o coração do Minho, em pleno Trás-os-Montes, o que deixou boquiabertos e extasiados os expositores e populares.
Ao final da tarde, regressámos todos à nossa querida terra, carregados de quilos de castanhas, nozes, broa e doces para o domingo e dias seguintes.
Um grande dia, sem dúvida, para todos nós!


 
Fotos: João Artur Pinto
 

Sem comentários: