terça-feira, 2 de outubro de 2012

Queimada: um jardim com um século e que ficou pelo caminho

Na memória dos mais antigos, ainda há um espaço para relembrar o célebre Jardim da Queimada, um espaço tropical, a fazer recordar os ambientes ligados ao Brasil, a que Fafe muito deve do seu crescimento, como todos sabemos..
Foi exactamente há cem anos...
Na comissão administrativa republicana, em 1912, foi resolvido ajardinar a Praça José Florêncio Soares, num espaço compreendido entre o Hospital de S. José, aberto em 1893, a Igreja Nova, na altura ainda em construção (e muito atrasada, dado que apenas seria concluída em 1961) e a cadeia, entretanto demolida, para dar lugar ao Palácio da Justiça.
O projecto vem já do ano anterior mas a deliberação tem a data de 29 de Fevereiro de 1912, quando o executivo deliberou proceder, desde já, à execução, por administração própria, conforme foi autorizado pela Ex.ma Comissão Distrital, do projecto de ajardinamento da Praça José Florêncio Soares.
Projecto de ajardinamento da Praça José Florêncio Soares
Segundo o Almanaque de Fafe de 1916, o jardim da Queimada, como é popularmente conhecido, desde há um século, é uma das obras da administração republicana na vigência do Dr. José Summavielle Soares, um dos fafenses maiores de todos os tempos.
Mais tarde, julgamos que em meados do século XX, o jardim seria destruído e acabaria por dar lugar a um parque de estacionamento.
Há projectos para o reconstruir, no âmbito da requalificação da Praça José Florêrncio Soares. Ficamos à espera que tal se concretize!

Sem comentários: